Tem hífen em Vice-presidente?
A forma correta é vice–presidente. Escrevem-se com hífen todas as palavras compostas pelo elemento de formação de palavras vice-: vice-presidência, vice-rei, vice-almirante.
Como se escreve Vice-presidente na nova ortografia?
Pessoa que já desempenhou o cargo de vice–presidente. Plural: ex–vice–presidentes. Plural: ex–vice–presidentes.
Porque Vice-presidente tem hífen?
O prefixo vice– tem origem latina e exprime as ideias de substituição, sucessão, alternativa, assim como indica alguém que está abaixo de outro. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é vice–presidente, com hífen.
Tem hífen ou não?
Regra base do uso do hífen. Segundo o atual Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. A mesma regra serve para elementos não autônomos e falsos prefixos.
Quais palavras não tem mais hífen?
Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.
Qual a nova regra do hífen?
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, – vice” usa-se o hífen.
Como escrever vice?
A palavra vice pode ser um prefixo ou um substantivo e indica uma posição inferior relativamente a outra principal. Visse é a forma conjugada do verbo ver na 1. ª e 3. ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu visse, se ele visse.
Como escreve Contra-regra na nova ortografia?
Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: contra–regra. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contrarregra.
Quando separar por hífen?
Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.
Quais as palavras que perderam o hífen?
1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.
Quando não se usa o hífen?
# Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de “r” ou “s”. # O hífen não deve ser usado quando o prefixo termina em consoante e a segunda palavra começa por vogal ou uma consoante diferente.
Quando se usa o hífen?
O que é e quando usar o hífen?
- unir palavras compostas;
- juntar pronomes oblíquos e algumas formas verbais representadas por mesóclise e ênclise;
- separar as sílabas de um dado vocábulo;
- ligar algumas palavras precedidas de prefixos.
Quais são as principais mudanças do novo acordo ortográfico?
Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao …
Qual é o certo vice ou visse?
Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. A palavra vice pode ser um prefixo ou um substantivo e indica uma posição inferior relativamente a outra principal. Visse é a forma conjugada do verbo ver na 1.
Comentários