Tem crase em Responda as questões?

Tem crase em Responda as questões?

Tem mais depois da publicidade 😉 Respondemos os exercícios ao professor. Havendo apenas um complemento, como ocorreu no exemplo primeiro, ele sempre irá se classificar com transitivo indireto: responder às questões.

Tem crase depois de responder?

A confusão vem do fato de “responder” ser neste caso um verbo transitivo direto e indireto: “Estou respondendo ao leitor (transitivo indireto) que a crase é necessária (transitivo direto)”. (Note-se que responder pode ser intransitivo também, como na seguinte frase: “Chamei, mas ninguém respondeu”.

Quem responde responde a algo ou algo?

A forma correta é: respondeu ao exercício ou respondeu ao professor. Com apenas um complemento, o verbo responder é transitivo indireto, exigindo a preposição a, quer se refira a pessoas, quer se refira a coisas.

Qual é a regência do verbo responder?

O verbo responder pode ser classificado como intransitivo (que não necessita de complemento), transitivo indireto (complementado por objeto indireto) e transitivo direto (complementado por objeto direto).

Quanto A questão tem crase?

Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.

Quando usar A crase?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Quanto a questão tem crase?

Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.

Como usar o verbo responder?

Responder como verbo transitivo direto e indireto

Com a presença simultânea de dois complementos, o verbo responder atua como verbo transitivo direto e indireto. É usado sem preposição quando o complemento se refere a coisas e com a preposição a quando o complemento se refere a pessoas. Respondeu a pergunta ao pai.

Qual é o correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas.

Quanto à questão ou quanto à questão?

Teremos à antes de palavra feminina se antes de equivalente masculino tivermos ao (preposição + artigo masculino). Assim: pedido a ele/pedido a ela (sem crase), mas ir ao quarto/ir à sala; menção ao autor/menção à autora; referente ao rapaz/referente à moça; quanto ao problema/quanto à questão.

Quem responde responde a ou ao?

Com apenas um complemento, o verbo responder é um transitivo indireto, cuja regência é feita com a preposição a, quer o complemento se refira a pessoas ou a coisas. Respondeu ao professor. Respondeu à mãe. Respondeu aos familiares.

Como usar o AS e as?

Às ou ás

  1. As palavras às e ás existem na língua portuguesa e estão corretas. …
  2. Às, com acento grave, é a contração da preposição a com o artigo definido feminino plural as (a + as = às):
  3. Ás, com acento agudo, é um substantivo masculino. …
  4. Na indicação de horas exatas:
  5. Na indicação de um lugar para onde se vai:

Como descobrir se há crase?

Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.

Como é que se escreve responder?

Significado de Responder

verbo transitivo direto e transitivo indireto Dar resposta ao que é dito, escrito ou perguntado: respondeu o que lhe ocorreu; respondeu ao professor a questão. Contestar uma pergunta; replicar: respondeu bem.

Como saber se a frase está correta?

Como verificar se a frase está correta

  1. Verifique a gramática. A primeira etapa para verificar se uma frase está correta é analisar a sua gramática. …
  2. Confira a pontuação. A pontuação é fundamental para a correta interpretação de uma frase. …
  3. Analise a coerência. …
  4. Revise a ortografia. …
  5. Peça uma segunda opinião.

É correto diz?

A forma correta de escrita da palavra é diz, com z. Diz é uma forma verbal do verbo dizer, também escrito com z. A forma verbal dis, com s, está errada.

Quando se usa a ou ao?

Vale lembrar que a contração “à” antecede sempre uma palavra feminina. A junção da preposição “a” ao artigo “o”, torna-se “ao” (a+o=ao). – Vou chegar ao trabalho atrasada hoje. Sempre que indicamos tempo futuro, usamos a preposição “a” sem contração com o artigo definido feminino “a”, ou seja, sem crase.

Quando se utiliza o ao?

Explico: “à mesa” remete ao contíguo, vizinho, próximo. De outra forma, “na mesa” significa estar sobre o móvel. Ah! Sim, deixei belas taças na mesa, para que os amigos pudessem ficar…