Quem é considerado PCD auditivo?
4º do Decreto Federal 3.298/1999 é que é considerada pessoa portadora de deficiência auditiva, o indivíduo que possua perda auditiva bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma, na média das freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz.
Quem tem surdez unilateral têm direito aposentadoria especial?
Todo deficiente auditivo que tiver sua condição comprovada por laudo médico tem direito à aposentadoria da pessoa com deficiência.
O que significa perda de audição unilateral?
Perda auditiva unilateral é quando a pessoa possui perda de audição em qualquer grau em somente um ouvido. Há pessoas em que os exames evidenciam surdez total em um dos ouvidos e outras em há uma diminuição da capacidade de detectar os sons.
O que pode causar a perda auditiva unilateral?
Acidentes: A surdez unilateral pode ser causada por lesões no nervo acústico de um dos ouvidos. Isso pode ocorrer após traumatismos como agressões, ferimentos ou acidentes de carro. Surdez Súbita: A surdez súbita normalmente ocorre por predisposições genéticas e doenças autoimunes, infecciosas e vasculares.
Como comprovar que sou deficiente auditivo?
Como então garantir os seus direitos se você possui deficiência auditiva? O único documento que prova a sua condição legalmente no Brasil é o laudo médico com o número do CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
Quando se considera uma pessoa deficiente auditiva?
Do ponto de vista clínico, o que difere surdez de deficiência auditiva é a profundidade da perda auditiva. As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.
Quais os direitos de quem deficiente auditivo unilateral?
Agora, quem possui a deficiência em só um dos ouvidos tem os mesmos direitos dos demais deficientes auditivos. … A lei 16.769 de 2018 dá o direto a surdos unilaterais de se candidatem por meio das vagas destinadas a deficientes auditivos a cargos públicos no estado de São Paulo.
Qual o CID para surdez unilateral?
CID 10 H 90.4
“A Classificação Internacional de Doenças (CID), emitida periodicamente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o intuito de catalogar doenças existentes ao redor do planeta e padronizar sua identificação, a surdez unilateral aparece com a classificação ‘CID 10 H 90.4′, ou seja, a OMS reconhece a surdez unilateral …
Quais são os tipos de perda auditiva?
Veja os 4 tipos de perda auditiva:
- Perda auditiva condutiva. …
- Perda auditiva neurossensorial. …
- Perda auditiva mista. …
- Perda auditiva neural.
O que pode causar surdez súbita?
A surdez súbita pode ser provocada por diversos fatores, como doenças, medicamentos, infecções, inflamações, atividades físicas intensas e mudanças de pressão.
Como conseguir um laudo de deficiência auditiva?
Esse laudo médico é fácil de se conseguir, basta na consulta com o especialista (OTORRINO) pedir um atestado com a sua perda, motivo, código da deficiência (CID), CPF e RG. Esse documento é valido para concurso por 1 ano e no próprio edital eles repassam as informações, por isso é muito importante ler o edital.
Como fazer carteirinha de deficiente auditivo?
No site oficial do passe livre (clique aqui para ir ao site) você vai salvar os formulários que precisam ser preenchidos, levar o modelo do laudo médico ao seu otorrinolaringologista e fonoaudiólogo do SUS e depois enviar toda a documentação: pode ser por correio ou escanear e colocar no site.
Quando uma pessoa é considerada surda?
As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.
Como saber se sou deficiente auditivo?
Como então garantir os seus direitos se você possui deficiência auditiva? O único documento que prova a sua condição legalmente no Brasil é o laudo médico com o número do CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
Comentários