Quem eram os criollos e quem eram os chapetones?
Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários.
Quem eram os criollos explique?
Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas.
Qual a diferença entre os criollos e os chapetones?
Somente os indivíduos nascidos na Espanha, chamados chapetones, podiam ocupar estes cargos. … Os criollos formavam uma elite nascida em solo americano que, por determinação da administração colonial, não usufruíam dos mesmos privilégios políticos da classe chapetone.
Quem eram os chapetones resposta?
Os chapetones eram os que ocupavam as mais privilegiadas posições na sociedade colonial hispânica. Em geral, representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola em terras americanas. … Contudo, sua atuação política ficava restringida por não terem nascido na Espanha.
Quais eram as características dos chapetones?
Os chapetones, também chamados de Peninsulares, ocupavam os altos e rendosos cargos da administração política e eclesiástica, também eram proprietários de minas e fazendas. O prestígio e as responsabilidades dirigidas aos chapetones só eram possíveis para aqueles que tivessem nascido na Espanha.
O que foram os Cabildos?
Os “cabildos“, ou conselhos municipais, eram a unidade fundamental do governo local na América espanhola colonial, diz a Enciclopédia Britannica. Era a instância responsável pelos aspectos mais ordinários do governo municipal, como policiamento, impostos e a administração da Justiça.
Quem eram os chamados crioulos?
O termo crioulo [criollo], na América espanhola, referia-se ao filho do europeu, nascido na América. No Brasil, durante os séculos XVII, XVIII e XIX, referia-se aos escravos nascidos na terra, fazendo diferença daqueles nascidos na África.
Quem eram os criollos na sociedade colonial espanhola?
Os filhos dos chapetones, que fossem fruto de duas pessoas brancas, eram chamados de criollos e possuiam uma condição econômica abastada e podiam ser comerciantes, também podiam possuir a propriedade de terras e a exploração da força de trabalho nativa e escrava.
Quais as divergências entre a elite chapetones e criollos?
Por um lado, os chapetones eram homens nascidos na Espanha que tinham os cargos administrativos deixados sob sua exclusiva confiança. Do outro, os criollos, mesmo sendo filhos de espanhóis e controlarem os meios de produção local, não tinham esse mesmo privilégio por terem nascido no continente americano.
Como os criollos assumiram os postos administrativos dos chapetones após o enfraquecimento do poder central?
Com o enfraquecimento do poder central, as colônias puderam se organizar por conta própria, transformando as antigas câmaras municipais (cabildos) em Juntas Governativas, ou juntas provisórias de governo, que gradativamente foram assumindo o controle das terras e depondo as autoridades leais a Espanha.
Comentários