Quem representa Santa Bárbara na Umbanda?

Qual o nome de Santa Bárbara na Umbanda?

Santa Bárbara, rogai por nós”. Na Umbanda, Santa Bárbara é representada pelo Orixá Iansã. Ela é uma guerreira poderosa, é a Deusa da espada e do fogo, senhora dos ventos, tempestades, trovões, raios, ciclones, furacões, vendavais, e também dos espíritos desencarnados.

Qual o Orixa que representa Santa Bárbara?

Iansã
Orixá dos fenômenos climáticos, Iansã também é conhecida na umbanda e no candomblé como Oyá. Hoje, 4 de dezembro, a igreja católica também celebra Santa Bárbara, a protetora contra os raios e trovões.

O que Iansã representa?

Iansã, também conhecida como Oyá, é o orixá feminino dos ventos e dos rios, responsável por controlar também as tempestades. A divindade tem o apelido dado por um dos maridos, Xangô.

Qual a diferença entre Santa Bárbara e Iansã?

De acordo com o mesmo, Santa Bárbara é uma santa cristã que a igreja católica venera todos os anos, ela foi marte da fé cristã, enquanto Iansã é uma entidade dos nossos ancestrais africanos, que também é reverenciada e e cultuada pelo ‘povo de santo’.

Qual é a planta que Iansã gosta?

A malva branca, malvarisco ou alteia, cujo nome científico é Althaea officinalis, possui linda florada em tom rosa e é reconhecida como planta medicinal. Usada normalmente para combater gripes, conter inflamações ou ajudar a cicatrizar feridas, ela também tem uso espiritual, sendo uma das favoritas de Iansã.

Como chamar Iansã?

Orações para Iansã Mãe Iansã, cubra-me com seu manto sagrado, E leve com a força dos seus ventos tudo que não presta para bem longe. Não destrua o amor que há em nossos corações. Mãe Iansã, em vós eu creio, espero e confio!

Quem é Iansã na Católica?

Com garra e independência como principais características, é Iansã quem representa a força feminina. Seu nome representa a expressão “A mãe do entardecer” e na tradição cristã e católica, o sincretismo religioso da Orixá se relaciona com Santa Bárbara.

Qual é a força de Iansã?

Ela tem a força dos ventos, a garra de grandes guerreiros e é o símbolo da independência feminina. Oyá não nasceu para cuidar da casa, por isso, ela sempre esteve presente nas grandes batalhas ao lado de outros guerreiros. Por todas essas características, a Orixá representa a força feminina e a garra das mulheres.

Qual o poder de Iansã?

Ao mesmo tempo em que é ligada ao fogo, por sua capacidade de despertar paixões, Oyá também está costumeiramente associada ao poder dos trovões e da eletricidade. Esse último poder foi adquirido junto a Xangô, que lhe ensinou tal habilidade em sinal do arrebatador sentimento que lhe tomou ao conhecer a bela divindade.

Qual é a santa que representa Iansã?

No âmbito sincrético, a mitologia de Iansã é usualmente associada à Santa Bárbara, divindade católica que foi morta pelo pai ao se converter ao cristianismo. Após a execução de Bárbara, um raio atingiu a cabeça de seu progenitor.

Quem é o marido de Iansã?

IANSÃ foi mulher de OGUM, mas foi embora com Xangô. Oxum seduziu IANSÃ, mas logo abandonou-a e temos finalmente a versão de uma relação entre Ogum e Odé, que apesar disto continuaram suas vidas solitárias na floresta. Iemanjá casou com Orixalá, mas o traiu com orunmilá.

Qual é a folha de Iansã?

A Alteia é usada principalmente para realizar banhos de descarrego – ou seja, para remover energias densas do corpo e afastar maus espíritos. Também pode ser usada para limpeza de pedras dos orixás, o que inclui, obviamente, as de Iansã.

Qual a erva de Iansã para banho?

Após o banho de higiene, jogue o banho de ervas sobre você, preferivelmente do pescoço para baixo. As ervas quentes na força de mãe Yansã são: espada de santa Bárbara, dandá da costa, para raio, eucalipto, pinhão roxo e quebra demanda.

Qual a saudação de Iansã?

Sua saudação é “Epa hei ou Eparrei Iansã/Oyá!”