Quem iniciou a Revolução Francesa?

Quem foi que começou a Revolução Francesa?

A Revolução Francesa, iniciada no dia 17 de junho de 1789, foi um movimento impulsionado pela burguesia e contou com a participação dos camponeses e das classes urbanas que viviam na miséria. Em 14 de julho de 1789, os parisienses tomaram a prisão da Bastilha desencadeando profundas mudanças no governo francês.

Quando e quem iniciou a Revolução Francesa?

Assim, em 14 de julho de 1789, a população parisiense conhecida como sans-culottes rebelou-se e atacou a Bastilha, prisão para onde eram enviados os opositores do Absolutismo Francês e símbolo do Antigo Regime.

Onde começou a Revolução Francesa?

Processo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799 e que recebeu o nome de Revolução Francesa. A Queda da Bastilha, que aconteceu em 14 de julho de 1789, marcou o início da Revolução Francesa.

Quem impulsionou a Revolução Francesa?

A França vivia uma intensa crise econômica durante as décadas de 1770 e 1780, e essa, em partes, motivou o início da revolução. O estopim que espalhou o ímpeto revolucionário pela França foi a Queda da Bastilha, que aconteceu em 14 de julho de 1789.

Quais foram os grupos que participaram da Revolução Francesa?

A Revolução Francesa dividiu os manifestantes em dois grupos. De uma lado os girondinos, representantes da alta burguesia e defensores de atitudes moderadas, e do outro os jacobinos, representantes da baixa burguesia.

Quem eram os girondinos e o que defendiam *?

Enquanto os radicais jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, defendiam a destituição do monarca e a ascensão de uma República francesa, os girondinos favoreciam uma monarquia do tipo constitucional, onde o soberano dividiria o poder com conselheiros selecionados. …

O que aconteceu no dia 5 de maio de 1789?

Abertura dos Estados Gerais em 5 de Maio de 1789. Obra de Isidore-Stanislaus Helman (1743-1806) e Charles Monnet (1732-1808). No dia da abertura dos trabalhos, em cinco de maio de 1789, o terceiro estado solicitou que a contagem de votos passasse a ser feita por cabeça, e não por estamento, como fora até então.

O que foi a Revolução Francesa de 1789?

A Revolução Francesa significou o fim da monarquia absoluta na França. O fim do antigo regime significou, principalmente, a subida da burguesia ao poder político e também a preparação para a consolidação do capitalismo.

O que é os Estados Gerais?

Os Estados Gerais eram uma espécie de assembleia emergencial convocada pelos monarcas franceses somente em momentos de intensa crise. A última vez que tinha sido convocada na França foi no século XVI.

O que desencadeou a Revolução Francesa *?

A Revolução Francesa, iniciada em 1789, com a queda da Bastilha, foi motivada pela desigualdade social, pela crise econômica e pela fome, sendo inspirada nos ideais do Iluminismo. … A Revolução Francesa, como o próprio nome sugere, foi um ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799.

Qual foi a causa da Revolução Francesa?

O pensamento iluminista; A influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França; A desigualdade entre diferentes grupos sociais; Uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.

Qual foi o grupo que liderou a Revolução Francesa?

A fase da Convenção Nacional, entre 1792 e 1794, foi marcada pelo poder conseguido pelos jacobinos, liderados principalmente por Robespierre, e pelo apoio dado a eles pelos sans-culottes. Foi o período de maior radicalização da revolução, com a execução de vários membros da nobreza, dentre eles o rei Luís XVI.

O que eram os girondinos e jacobinos é planície?

CONVENÇÃO NACIONAL Estabelecida entre 1792 e 1795, divide-se em três grandes blocos: a Montanha, constituída pelos jacobinos, que ocupam os lugares mais altos da Câmara; os girondinos, que ocupam os lugares intermediários; e a Planície, composta pela maior parte dos deputados, que ocupa a parte baixa.

Quem são os girondinos?

Os girondinos eram os deputados do departamento da Gironda, área próspera da costa atlântica, tendendo a representar os interesses comerciais e a visão de mundo da burguesia ilustrada, que oscilava entre a monarquia constitucional e a república.