Quem foi Tomás Antônio Gonzaga e qual o seu pseudônimo?
Tomás Antônio Gonzaga é o pastor Dirceu, pseudônimo criado pelo poeta para seu conjunto de liras famosas intitulado Marília de Dirceu, publicadas em três partes nos anos de 1792, 1799 e 1812.
Qual a principal característica da poesia de Tomás Antônio Gonzaga?
A poesia de Tomás António Gonzaga apresenta as típicas características árcades e neoclássicas: o pastoril, o bucólico, a Natureza amena, o equilíbrio etc. … Tomás António Gonzaga escreveu versos marcados por expressão própria, pela harmonização dos elementos racionais e afetivos e por um leve toque de sensualidade.
Quais foram as duas principais vertentes da obra do poeta Tomás Antônio Gonzaga?
Sua obra literária pertence ao Arcadismo (ou Neoclassicismo), escola literária que sucedeu o Barroco, e contempla basicamente duas obras bastantes distintas. Já bastante conhecidas pelo grande público, são de autoria de Tomás Antônio Gonzaga os versos de Marília de Dirceu e Cartas Chilenas.
Quem foi o mais popular poeta Arcade?
Tomás Antônio Gonzaga – A obra do poeta árcade.
Qual é o pseudônimo do autor Tomás Antônio Gonzaga na obra Cartas Chilenas?
Composta de 13 cartas, as Cartas Chilenas foram escritas por Tomás Antônio Gonzaga, através do pseudônimo Critilo. Ele escreve para seu amigo Doroteu, que na realidade é o escritor árcade Cláudio Manuel da Costa. A obra é composta de versos decassílabos (dez silabas poéticas) e brancos (sem rimas).
Qual o pseudônimo pastoril dos poetas Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga?
Glauceste Satúrnio
Cláudio Manuel da Costa Era grande amigo de Tomás Antônio Gonzaga, como atesta a poesia deste. Tinha os pseudônimos (apelido, no caso dos árcades, de origem pastoril) de Glauceste Satúrnio e Alceste. O nome de sua musa era Eulina. Foi preso em 1789, acusado de reunir os conjurados da Inconfidência Mineira.
O que expressa a poesia de Gonzaga?
Tomás Antônio Gonzaga foi um escritor do século XVIII. Fez parte do arcadismo ou neoclassicismo brasileiro. … O poeta, que faleceu em fevereiro de 1810, em Moçambique, fez parte do arcadismo brasileiro. Sua poesia, portanto, apresenta idealização amorosa, referências greco-latinas e bucolismo.
Quais são as características do Arcadismo?
Para conhecer melhor essa escola literária, confira algumas das suas principais características:
- Exaltação da natureza. …
- Bucolismo e Pastoralismo. …
- Valorização das tradições clássicas. …
- Ideias opostas ao Barroco. …
- Ausência da subjetividade. …
- Uso de pseudônimos. …
- Fingimento poético. …
- Líricas ou épicas.
Quais foram as principais obras do Arcadismo?
Os principais autores árcades são Tomás Antônio Gonzaga, autor do clássico “Marília de Dirceu” e das revolucionárias “Cartas Chilenas”; Cláudio Manuel da Costa, poeta de grande qualidade; Basílio da Gama, que escreveu o livro “O Uraguai”; e Santa Rita Durão, autor de “Caramuru”.
Quais são as principais obras do Arcadismo?
– Basílio da Gama
- Epitalâmio às núpcias da Sra. D. Maria Amália (1769)
- O Uraguai (1769)
- A declamação trágica (1772)
- Os Campos Elíseos (1776)
- Relação abreviada da República e Lenitivo da saudade (1788)
- Quitúbia (1791)
Quais são os principais autores do arcadismo?
Principais autores brasileiros: Santa Rita Durão, Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Inácio José de Alvarenga Peixoto.
Quem são os principais cientistas e filósofos do arcadismo?
Trata-se de um sujeito lírico vivendo no campo (locus amoenus), cultivando uma vida simples (aurea mediocritas), longe das dinâmicas de vida na cidade (fugere urbem)….Os principais autores são:
- Bocage.
- Cláudio Manuel da Costa.
- Tomás Antônio Gonzaga.
- Santa Rita Durão.
- Basílio da Gama.
É o pseudônimo do autor de obras poéticas?
Cláudio Manuel da Costa
Em 1768, Cláudio Manuel da Costa publicou “Obras Poéticas“, livro que marcou o início do Arcadismo no Brasil e adotou o pseudônimo árcade, Glauceste Satúrnio.
Qual o pseudônimo Arcade desse poeta?
O poeta árcade usava o pseudônimo de Glauceste Satúrnio em seus poemas bucólicos: sonetos, cantatas, romances e écoglas, que compõem “Obras”.
Comentários