Quem foi Michelangelo E o que ele fazia?
Michelangelo (1475-1564) foi um pintor, escultor e arquiteto italiano, considerado um dos maiores representantes do Renascimento Italiano. “Pietá”, “O Juízo Final”, “Moisés”, “Davi” e “A Abóbada da Capela Sistina” são algumas das obras que eternizaram o artista.
O que Michelangelo defendia?
Enquanto a Igreja estabelecia padrões, pregando Deus como o centro do universo, os humanistas defendiam o antropocentrismo e à busca pela verdade. Assim, Michelangelo, um dos principais artistas da época, manifestou em obras sacras, os ideais deste movimento, caracterizando uma nova concepção sobre a vida humana.
Qual era a religião de Michelangelo?
Michelangelo, o artista do cristianismo.
O que significa a obra de Michelangelo?
A criação de Adão é a representação da passagem bíblica em que o criador do mundo, Deus, dá origem à humanidade, simbolizada na figura do primeiro homem, Adão. Essa foi a primeira obra em que um artista consegue expressar todo o mistério, espontaneidade e, ao mesmo tempo, força divina no ato da criação.
Quem foi Michelangelo Cite uma de suas obras mais conhecidas?
A abóbada da Capela Sistina talvez seja a obra mais famosa de Michelangelo. Sem dúvida, é uma das mais grandiosas. No ano de 1508, o então papa Júlio II encarregou o artista de realizar toda a “decoração” da abóbada da Capela, localizada na Catedral de São Pedro, na cidade de Roma, onde hoje está o Vaticano.
Quem foi Michelangelo e qual a sua contribuição para o Renascimento?
Foi pintor, escultor, arquiteto e poeta. Projetou a cúpula da Basílica de São Pedro e pintou os afrescos do teto da Capela Sistina. Sua representação da “Criação de Adão” é considerada uma obra-prima da história da arte.
Qual foi a importância de Michelangelo para o Renascimento?
Foi pintor, escultor, arquiteto e poeta. Projetou a cúpula da Basílica de São Pedro e pintou os afrescos do teto da Capela Sistina. Sua representação da “Criação de Adão” é considerada uma obra-prima da história da arte.
Por que Michelangelo não queria aceitar a encomenda?
Bramante de acordo com Gayford (2015, p. 224) dizia para Júlio II que o motivo de Michelangelo recusar a encomenda era o medo, pois ele nunca havia feito nada nesta proporção e que pintar um teto era diferente de pintar um mural, pois a perspectiva é diferente.
Qual era o estilo de Michelangelo?
Renascimento
Renascença italianaAlta Renascença
Miguel Ângelo/Períodos
Como Michelangelo era como pessoa?
4. Como ele era como pessoa? Muitos escritores descreveram Michelangelo como o arquétipo de um artista pensativo e difícil e, embora ele fosse de fato temperamental, seu caráter era muito mais complexo do que o estereótipo de pintor soturno.
Porque os dedos de Adão e Deus não se tocam?
Você sabe porque os dedos de Deus e Adão não se tocam na famosa obra de Michelângelo no teto da capela Sistina? Na obra, o dedo de Deus está esticado ao máximo, mas o dedo de Adão está com as últimas falanges contraídas. O sentido da arte é explicar que Deus sempre está lá, mas a decisão de buscá-lo é do homem.
Porque os dedos de Deus e Adão não se tocam?
Um detalhe simples, mas com um sentido surpreendente: Deus está lá, mas a decisão de buscá-lo pertence ao homem. Se ele quiser estender o dedo, ele vai tocar nele, mas se ele não quiser, ele pode passar uma vida inteira sem procurar. A última falange contraída do dedo de Adão representa então o livre-arbítrio.
Qual foi a obra mais famosa de Michelangelo?
Pietà
1. Afrescos da Capela Sistina (1508-12) – O mais grandioso dos trabalhos de Michelangelo, com episódios do Velho Testamento e o Juízo Final. 2. A Pietà (1499-1500) – Feita em mármore, é uma escultura belíssima e extremamente expressiva.
Quantas obras Michelangelo fez?
206 (comp.) 195 (comp.)
Comentários