Quem é Lygia Clark qual a proposta de suas obras?
Propõe a desmistificação da arte e do artista e a desalienação do espectador, que finalmente compartilha a criação da obra. Na medida em que amplia as possibilidades de percepção sensorial em seus trabalhos, integra o corpo à arte, de forma individual ou coletiva. Finalmente, dedica-se à prática terapêutica.
O quê Lygia Clark fez pelas artes visuais?
Pintora e escultora. Trabalha com instalações e body art e destaca-se por trabalhar com a relação no campo da arte terapia. Propõe a desmistificação da arte e do artista e a desalienação do espectador, que compartilha a criação da obra.
O que caracteriza as obras de Lygia Clark?
– Trabalhou, em suas obras, com as relações espaciais do plano. – Elaborou obras com papel, placas de metal e de madeira. – Fez obras inovadoras e dinâmicas, estimulando a participação dos espectadores (obras interativas). – Trabalhos ligados a percepção corporal.
Qual foi a obra de Lygia Clark?
Lygia Clark: The Abandonment of Art, 1948-1988
Lygia ClarkCartas, 1964-1974The Experimental Exercise of Freedom: Lygia Clark, Gego, Mathias Goeritz, Hélio Oiticica, Mira SchendelLygia Clark: obra-trajeto
Lygia Clark/Livros
Como a artista Lygia Clark se relaciona com a arte e quais suas propostas em relação a arte?
Ela passou a elaborar os postulados concretistas a partir de suas próprias inquietações. Lygia pensava a arte não como obra acabada, “mas como estímulo à percepção, como proposta vivencial em busca da plenitude do ser, realizando-se no outro e através dele” [MILLIET].
Qual o objetivo da artista Lygia Clark ao criar a obra que era uma espécie de macacão de plástico chamado cesariana?
Essa obra era composta por duas peças de vestuário: dois macacões trajados por um homem e uma mulher para possibilitar a experiência de estar dentro do corpo de outro sexo.
Qual o tipo de arte da Lygia Clark?
Arte contemporânea
Neoconcretismo
Lygia Clark/Períodos
Quem foi Lygia Clark e qual a sua contribuição para a arte?
Lygia Clark (1920-1988) foi uma pintora e escultora brasileira. Abdicou do rótulo de artista, exigindo ser chamada de “propositora”. Lygia Clark (1920-1988), pseudônimo de Lygia Pimentel Lins, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1920.
Quais as características da obra Bichos *?
Bichos (1960) As obras consistem em placas de metal unidas por dobradiças, as quais podem ser manipuladas pelo público com o objetivo de criar novas formas, explorando diversas possibilidades, mas ainda assim contando com alguma resistência do próprio objeto. … É um organismo vivo, uma obra essencialmente atuante.
Qual o diferencial das esculturas feitas por Lygia Clark?
Essas obras possibilitaram a criação da série “Bichos”, sendo que as formas das esculturas eram simples e geométricas onde cada parte eram aproximadas com dobradiças, criando a ideia de linha orgânica.
Qual foi a obra que mais impactou da artista Lygia Clark e porquê?
Com os Bichos, Lygia se torna a pioneira da arte participativa, e em 1961, ganha o prêmio de melhor escultura nacional na VI Bienal de São Paulo. Com essa série, a artista inicia o processo de viver a arte ao invés de fazê-la.
Qual foi a verdadeira intenção de Lygia Clark ao criar a série Bichos?
A partir desse ponto o expectador passa a ser figura atuante para a obra, e a intenção não era criar formas que se pareçam com verdadeiros animais, mas sim que essa linha orgânica, essa profundidade dos planos e essas forma transformadora obtivesse a característica de obra viva, atuante.
O que é a arte contemporânea?
Arte contemporânea é uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo, apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra.
O que é arte conceitual e Ready-made?
Ali, a ideia dos “ready mades” (já feito), considerado uma antiarte, não era o produto artístico, mas sim o conceito de arte que o artista quis demostrar e que levava mais ao processo reflexivo, em detrimento do visual.
Comentários