Quem foi José de Alencar e suas principais obras?

Quem foi José de Alencar e suas obras?

José de Alencar (1829-1877) foi um romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro. Foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista e o principal romancista brasileiro da fase romântica. Entre seus romances destacam-se “Iracema” e “Senhora”.

Qual foi a primeira obra de José de Alencar?

Cinco minutos
Ainda em 1856, publicou o seu primeiro romance conhecido: Cinco minutos. Em 1857, revelou-se um escritor mais maduro com a publicação, em folhetins, de O Guarani, que lhe granjeou grande popularidade.

Quem foi José de Alencar no romantismo?

José de Alencar é tradicionalmente classificado como um escritor do romantismo, mais especificamente da primeira fase do movimento literário. Mas suas obras chegam a apresentar características do movimento seguinte, o realismo. As obras de autor pode ser indianistas, históricas ou urbanas.

Quais as três obras indianistas de José de Alencar?

O Guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874) são romances históricos que constituem a trilogia indianista de José de Alencar, numa unidade reveladora da identidade brasileira, segundo a perspectiva do autor romântico.

Qual é o principal projeto de José de Alencar para o Brasil?

Tendo por rumo seu projeto nacionalista, buscou elaborar a saga da nossa formação como Nação e Povo mediante as obras O guarani (1857), Iracema (1865), Ubirajara (1874), As minas de prata (1865-6) e A guerra dos Mascates (1871-3); bem como o registro da vida regional com os romances O gaúcho (1870), O tronco do ipê ( …

Quais são as obras de Machado de Assis?

As Forcas CaudinasMachado de Assis / Peças

Quem foi o primeiro autor romancista?

José Martiniano de Alencar (Messejana, 1 de maio de 1829 — Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi um escritor e político brasileiro….

José de Alencar
Ocupação Crítico, romancista, dramaturgo
Escola/tradição Romantismo
Assinatura

Por que José de Alencar é considerado um ícone do romance romântico no Brasil?

Alencar não se limitou a contar histórias de amor. Embora a idealização romântica seja uma marca das suas obras, o autor analisava as relações interpessoais e os comportamentos individuais das personagens em relação ao ambiente em que viviam, conduzindo o leitor a examinar a sociedade como ela é.

Em que tipo de romance Enquadra-se a narrativa de José de Alencar?

Considerado o principal romancista brasileiro da fase romântica, José de Alencar dedicou-se aos romances indianistas, históricos, urbanos e regionalistas.

Quais são os romances indianistas?

As obras O Guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874) exaltam o sentimento de nacionalidade por meio do índio como herói e ícone guerreiro. Saiba mais sobre o Indianismo.

Qual é a obra mais importante de José de Alencar?

A tríade de romances indianistas de José de Alencar é composta pelas publicações O guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874), entre as quais as duas primeiras são tidas como principais.

Quais as principais características do romantismo no Brasil?

Características do Romantismo no Brasil: contexto Inicialmente, o Romantismo brasileiro se caracterizou pela sua busca pela identidade nacional e resgate da cultura e do folclore. Nesse período, houve destaque para temas como o índio, regionalismos, exaltação da natureza e realidade social do país.

Quantas obras Machado de Assis tem?

Com uma carreira cheia de publicações dos mais variados gêneros, Machado de Assis publicou 10 romances, 10 peças teatrais, 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas.

Quantas obras de Machado de Assis?

Machado publicou um total de 10 romances, 10 peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas. Machado de Assis e Joaquim Nabuco fundaram a Academia Brasileira de Letras (foto de Augusto Malta / Biblioteca Nacional).