Quem foi João Romão no livro O Cortiço?
João Romão: taverneiro português, dono da pedreira e do cortiço. Representa o capitalista explorador. Bertoleza: quitandeira, escrava cafuza que mora com João Romão, para quem ela trabalha como uma máquina.
O que João Romão fazia?
João Romão: dono da Taverna, do Cortiço São Romão e da pedreira, é um dos principais personagens da narrativa. Busca a ascensão social a qualquer custo e, por isso, representa o capitalista explorador e ganancioso, dono de muitas ambições.
Qual é a história João Romão e Bertoleza?
João Romão, homem trabalhador, conquista uma pequena fortuna junto da negra Bertoleza, escrava fugitiva que se torna sua amante e a quem João Romão engana com uma falsa carta de alforria. A partir daí, João Romão começa a construir o cortiço e sua estalagem, roubando materiais de construção e terras.
Como João Romão enganou Bertoleza?
No decorrer da história, João Romão engana sua amante Bertoleza com uma carta falsa de alforria, tornando-se proprietário de um conjunto de apartamentos, aumentando sua renda.
O que cada personagem do cortiço representa?
Pombinha: moça bonita, discreta e educada que se prostitui por influência da prostituta Léonie. Libório: habitante miserável e solitário do cortiço. Vivia como um mendigo. Arraia-Miúda: representada por lavadeiras, caixeiros, trabalhadores da pedreira e pelo policial Alexandre.
Como a Bertoleza morre?
Estes não demoram a aparecer no cortiço com o intuito de levá-la de volta. Bertoleza, percebendo a traição, suicida-se com a mesma faca de limpar peixes que usou a vida inteira para preparar as refeições de João Romão e os clientes do seu armazém.
O que cada personagem de O Cortiço representa?
Pombinha: moça bonita, discreta e educada que se prostitui por influência da prostituta Léonie. Libório: habitante miserável e solitário do cortiço. Vivia como um mendigo. Arraia-Miúda: representada por lavadeiras, caixeiros, trabalhadores da pedreira e pelo policial Alexandre.
Qual era a intenção de João Romão com Bertoleza apontada pelo narrador?
João Romão tem ao seu lado sua amante, Bertoleza, que o ajuda de domingo a domingo, trabalhando sem descanso. … Embora vivesse com Bertoleza, escrava supostamente alforriada, João Romão, à medida que ia enriquecendo, pensava em se casar com Zulmira, filha de Miranda, a fim de adquirir melhor condição social.
Quem é Bertoleza no livro O Cortiço?
Bertoleza era uma fiel escrava ganho de um velho cego ao qual ela via apenas para entregar-lhe os jornais mensais. Era, além disso, amigada com um português que fazia fretes com uma carroça. Certo dia, esse português carregou mais peso do que poderia e caiu morto no chão.
Quais são as principais características do cortiço?
O principal espaço em que a história se desenrola é o cortiço, que é onde grande parte dos personagens vive. No local há um amontoado de pessoas de classe baixa. Além dele, há a pedreira e a taverna, todos são propriedade de João Romão. Por serem ambientes próximos, são considerados um mesmo espaço.
Quais os principais personagens de O Cortiço Comente sobre cada um deles?
O Cortiço: principais personagens
- João Romão: português ambicioso, é dono de uma venda, do cortiço e da pedreira. …
- Miranda: comerciante que mora no sobrado ao lado do cortiço. …
- Jerônimo: português trabalhador, torna-se gerente da pedreira de João Romão.
- Bertoleza: escrava que se pensa ser alforriada.
Por que a Florinda filha de Marciana fugiu do cortiço?
Florinda, filha da Marciana, fica grávida do caixeiro da venda do João Romão, o Domingos. Todas as lavadeiras no cortiço vão tirar satisfação com ele, mas ele consegue com a ajuda de João se livrar delas prometendo (falsamente) ressarcir a Marciana e sua filha e ajudando Domingos a fugir.
Quem era Jerônimo e por que matou Firmo?
Jerônimo é um homem honesto que trabalha na pedreira de João Romão. É casado com a portuguesa Piedade e juntos tem uma filha. Após se envolver com a sedutora Rita Baiana, sua esposa descobre a relação e começa a beber. Enciumado pelo envolvimento anterior que Rita teve com Firmo, Jerônimo resolve assassinar seu rival.
O que retrata O Cortiço E o que sofrem seus personagens?
Foi publicado em 1890 e faz parte do movimento naturalista do Brasil. A obra retrata a vida das pessoas simples em um cortiço (habitação coletiva) do Rio de Janeiro. Com um teor crítico, trata-se de uma exímia representação da realidade brasileira do século XIX.
Comentários