Quem era o Anjo Bom da Bahia?

Quem é considerado a O Anjo Bom da Bahia?

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce, nasceu em Salvador (BA), no dia 26 de maio de 1914, e foi canonizada em 2019 com o título de Santa Dulce dos Pobres. Por suas ações humanitárias e de assistência aos desfavorecidos, ficou também conhecida como “anjo bom da Bahia”.

Quando a Irmã Dulce morreu?

13 de março de 1992Irmã Dulce / Data de falecimento

Qual doença Irmã Dulce tinha?

Mas já era tarde e uma doença pulmonar crônica foi degradando sua capacidade respiratória. Irmã Dulce faleceu em março de 1992, aos 77 anos, após uma longa permanência em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) instalada em seu quarto.

Onde Irmã Dulce viveu?

Viveu em Sergipe por cerca de seis meses, no ano de 1933, quando iniciou a vocação religiosa no Convento de São Francisco, em São Cristóvão, através da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

Porque Irmã Dulce virou santa?

Sua beatificação aconteceu em 2011, após a Igreja reconhecer um milagre na cidade da Itabaiana, em Sergipe, onde fica a congregação onde ela foi ordenada freira. O milagre, segundo a Igreja Católica, foi a cura repentina e sem explicação média de Claudia Cristina do Santos.

Qual foi a primeira santa brasileira?

Irmã Dulce
Irmã Dulce é a primeira brasileira a ser canonizada pelo Vaticano. Após a nomeação, em 13 de outubro de 2019, passa a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres, em referência à ajuda prestada durante 65 anos a moradores de rua e a doentes sem condições de se tratar.

Porque Irmã Dulce dormia sentada?

7) Dormindo sentada Irmã Dulce esteve perto de sofrer de novo o trauma de perder um parente querido ao fim de uma gestação: a sua irmã teve uma gravidez cheia de complicações. Em 1955, ela fez a promessa de dormir em uma cadeira se a gestação terminasse bem, o que acabou acontecendo. Ela cumpriu a palavra.

Quantas Santas brasileiras existem?

Desse total, 34 santos foram reconhecidos neste século, numa lista que inclui, além de Irmã Dulce, José de Anchieta (2014), madre Paulina (2002) e frei Galvão (2007). Em 2017, foram 30 de uma vez, como André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, conhecidos como Mártires de Cunhaú e Uruaçu (RN).

O que Irmã Dulce fez de importante?

Irmã Dulce (1914-1992) foi uma religiosa católica brasileira que dedicou a sua vida a ajudar os doentes e os mais necessitados. Foi beatificada pelo Papa Bento XVI, no dia 10 de dezembro de 2010, passando a ser reconhecida com o título de “Bem-aventurada Dulce dos Pobres”.

Quem foi Dr Augusto Lopes Pontes?

Primeiro sobrinho de Irmã Dulce, o médico Augusto Lopes Pontes Neto morreu na sexta-feira (21), em Salvador, aos 84 anos. Ele faleceu por causa de problemas de saúde naturais da idade.

Quem é a primeira santa brasileira?

Irmã Dulce é a primeira brasileira a ser canonizada pelo Vaticano. Após a nomeação, em 13 de outubro de 2019, passa a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres, em referência à ajuda prestada durante 65 anos a moradores de rua e a doentes sem condições de se tratar.

Qual foi a primeira santa da Igreja Católica?

São Ulrich de Augsburg
No entanto, o primeiro santo a ser canonizado oficialmente por um papa — o Papa João XV – foi São Ulrich de Augsburg. Ulrich serviu como bispo de Augsburg por quase 50 anos, construindo igrejas, revitalizando o clero e ajudando os residentes a resistir ao cerco dos invasores.

Qual foi a primeira santa?

Esta é Santa Dulce dos Pobres Em 1959, ocupou um galinheiro ao lado do Convento Santo Antônio e improvisou uma enfermaria para cuidar de doentes. Foi o embrião das Obras Sociais Irmã Dulce, que atualmente atende uma média de 3,5 milhões de pessoas por ano.

Qual a primeira santa?

Apesar de a irmã Dulce ser a primeira santa brasileira, a Igreja Católica já reconheceu outro santo do país: Frei Galvão. Ele foi canonizado em 11 de maio de 2007, no Vaticano, pelo Papa Bento 16.