Quem era considerado cidadão em Atenas na Antiguidade e no Brasil na atualidade?

Quem era cidadão da cidade de Atenas?

Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.

Quem poderia ser considerado cidadão em Atenas e indique como mulheres estavam inclusas nessa sociedade?

Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Quem são os cidadãos do Brasil atual?

Pelo nascimento: os indivíduos que nascem em um país são naturalmente cidadãos desse país; Pela filiação: é considerado cidadão de um Estado o filho(a) de um cidadão daquele Estado. … Por opção: uma pessoa que passa por um processo chamado naturalização torna-se um cidadão do novo país que adotou.

Quem não é considerado cidadão no Brasil atualmente?

E sustentam que a cidadania está ligada ao uso dos direitos políticos. … Para o segundo grupo só devem ser considerados cidadãos brasileiros os que gozam de direitos políticos no Brasil, ficando excluídos, portanto, os que não são eleitores ou que têm os seus direitos políticos suspensos.

Quem eram os cidadãos de Atenas?

A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. … Era cidadão o homem que tinha o dever de participar da administração da cidade.

Como era considerado um cidadão na polis em Atenas?

Em Atenas eram considerados cidadãos apenas os homens gregos e livres. Ou seja, uma minoria da população era efetivamente cidadã.

Quem podia exercer a cidadania na cidade de Atenas?

Em Atenas eram considerados cidadãos apenas os homens gregos e livres. Ou seja, uma minoria da população era efetivamente cidadã. Não se tratava de uma democracia da maioria, apesar de direta. Nesta sociedade a democracia era um valor que regulava a vida em comunidade.

Quando o ser humano não é considerado um cidadão?

Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.” Então ter cidadania é não estar marginalizado, e poder ter vida social digna, é ter o direito de participar das decisões do país.

O que é ser um cidadão brasileiro?

Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.

Quais eram os membros da sociedade ateniense?

A sociedade ateniense era dividida no período de seu apogeu em: Eupátridas (alta aristocracia, com direito a cidadania, que foi progressivamente abrangendo os menos ricos); Metecos (pequenos comerciantes, sem direitos de cidadão) estrangeiros.

Como era considerado um cidadão na pólis em Atenas?

Em Atenas eram considerados cidadãos apenas os homens gregos e livres. Ou seja, uma minoria da população era efetivamente cidadã.

Como era o cidadão da Polis?

A idéia de cidadania é muito antiga. Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais, a chamada Polis – Grega. … Nesse período a cidadania esteve longe de ser universal, apenas era considerado cidadão aquele que possuía riquezas materiais e propriedades de terra.

Quem é o cidadão da pólis grega?

A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos.

Quem não tinha direito à cidadania em Atenas?

Por exemplo, em Atenas a maior parte da população – as mulheres, as crianças, os estrangeiros e os escravos – não tinha direito de participar das decisões do Estado, porque essas pessoas não eram consideradas cidadãs.