Qual Santo representa Obá?
Obá é a yabá (orixá feminina) africana que representa as águas revoltas dos rios, as pororocas, as águas fortes e as quedas. Ela também é a senhora dos redemoinhos, representando uma forma do poder dos ventos. Obá está sempre acompanhada de Nanã e, juntas, têm o controle sobre as enchentes e o barro.
Qual orelha Obá não tem?
Obá tem muito ciúme e raiva de Oxum, a ninfa das cascatas, e ódio mortal da relação que Xangô mantém com a charMosa senhora dos rios, ribeirões e lagos límpidos. A esperta Oxum foi junto com Iansã a causadora do aleijão de Obá, quando ludibriada perdeu a orelha esquerdA.
Quem é filha de Obá?
Características das filhas e filhos de Obá Mas eles ou elas são extremamente fiéis aos poucos amigos que possuem e em seus relacionamentos. Falando nisso, no amor são possessivos e costumam também ser submissos, característica herdada da Mãe. As filhas de Obá são mulheres de muita garra em áreas profissionais.
O que Oxum fez com Obá?
Oxum não gostava de ver Obá copiando suas receitas e decidiu vencer definitivamente a rival. Um dia convidou Obá à sua casa, onde a recebeu usando um lenço na cabeça, amarrado de modo a esconder as orelhas. Oxum mostrou a Obá o alguidar onde preparava uma fumegante sopa, no qual boiavam dois apetitosos cogumelos.
Qual a diferença entre Obá e Iansã?
Oiá/Iansã é a primeira orixá de temperamento mais agressivo, sendo que a segunda é Obá e a terceira é Oxum. O nome Iansã trata-se de um título que Oiá recebeu de Xangô, que faz referência ao entardecer. Iansã quer dizer A mãe do céu rosado ou A mãe do entardecer.
Que é Obá na Umbanda?
Em suma, Obá é conhecida como um orixá muito poderoso e que, mesmo sendo feminina, tinha força suficiente para vencer vários orixás masculinos durante uma luta.
Porque Obá não tem uma orelha?
Obá foi a primeira mulher de Xangô. Há duas versões para que tenha cortado a própria orelha: numa delas o fez por ter sido ludibriada por Oxum ; noutra, a intenção era puramente o sacrifício. Nas duas versões, Obá corta a própria orelha por amor a Xangô. Quando se manifesta nos terreiros, esconde o defeito com a mão.
Quem cortou a orelha de Obá?
Obá, apesar de ser um orixá feminino, é muito forte e usa escudo e espada. Quando lutando, porém, sempre procura ocultar a cicatriz de sua orelha direita decepada por vergonha de sua deformidade. Na África, o rio Níger também se chama Obá.
O que pedir a Obá?
Oração a Obá Pedimos senhora mãe que nos acumule de conhecimentos e nos torne irradiante, diante da vossa presença, do vosso amor e da vossa misericórdia. Vos que sois mãe telúrica por natureza, ampare-nos, sustente-nos, guie-nos, conduza-nos e envolva-nos em todos os sentidos, carnais e espirituais.
Quem foi esposo de Oxum?
Oxum e Obaluaiê casaram-se e partiram para a terra de jejes onde Obaluaiê era rei. Oxum teve um filho com o pescador de nome Erinlé.
O que os filhos de Iansã não pode comer?
Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)” (BASSI, 2012, p.
Quem fez Obá cortar a orelha?
Percebendo a fraqueza da esposa rival, Oxum inventou que ela preparara um amalá (prato bastante apreciado por Xangô) e que nele misturara a sua orelha em prova de devoção e profundo afeto ao esposo. Ansiosa, ela preparou o amalá e decepou a própria orelha na esperança de enfeitiçar Xangô.
Qual foi a orelha que Obá cortou?
Mentindo, Oxum respondeu dizendo que ela havia cortado sua orelha direita, cozinhado e oferecido a Xangô, que desde então se tornara apaixonado por ela. Como Oxum sempre ocultava sua cabeça com turbantes, Obá não percebeu que Oxum mentia e cortou sua própria orelha para oferecer a Xangô.
Qual orelha Obá cortou direita ou esquerda?
Qualidades do Orixá Obá Conta a sua lenda que foi no seguimento de uma querela com Oxum, e com o intuito de obter a preferência de Xangô que ela cortou a orelha esquerda e, com ela, temperou um amalá para o seu esposo, pois Oxum a havia convencido de que fazendo isso, certamente ela iria conseguir o seu objectivo.
Comentários