Quem é dono do site aos fatos?
Rômulo Collopy
Vive em São Paulo. Rômulo Collopy é diretor licenciado de tecnologia e cofundador do Aos Fatos.
Quem é a agência aos fatos?
Aos Fatos é uma pequena empresa tributada pelo Simples Nacional registrada como agência de notícias. Por meio de ferramentas inerentes ao jornalismo investigativo, é especializada em monitoramento e investigação de campanhas de desinformação na internet e checagem de fatos.
O que é checagem de fatos?
A verificação de fatos ou factos ou verificação de dados ou ainda checagem de fatos (também referida pelo termo em inglês fact-checking) em jornalismo refere-se ao trabalho de confirmar e comprovar fatos e dados usados em discursos (sobretudo políticos) nos meios de comunicação e outras publicações.
Quem é dono da Lupa?
Cristina Tardáguila
Cristina Tardáguila Fundou a Agência Lupa e dirigiu a empresa de 2015 a abril de 2019. Diretora sênior de Programas do International Center for Journalists (ICFJ).
Como fazer apuração de fatos e notícias?
Ir até o local dos acontecimentos, buscar documentos, entrevistar fontes, ou realizar pesquisas de qualquer tipo são os métodos de apuração. No caso das matérias jornalísticas, a pauta pode ser considerada o ponto de partida da apuração.
Quem são os verificadores de fatos independentes?
IX – verificadores de fatos independentes: pessoa jurídica que realiza uma verificação criteriosa de fatos de acordo com os parâmetros e princípios desta Lei; A norma sugere: “Art. 10.
Quando a lupa foi criada e porquê?
Criada no ano de 1250, a LUPA é um instrumento com capacidade de ampliar o tamanho de imagens, permitindo a visualização de pequenos detalhes. Também chamada de “lente de aumento”, a lupa foi os primeiros óculos, pois era usada pelas pessoas que tinham dificuldades para enxergar.
Como a lupa faz suas checagens?
A Lupa não publica nenhuma informação em off, ou seja, não utiliza fontes anônimas em seu trabalho. A agência disponibiliza os links e/ou as imagens de todos os bancos de dados que usa para fazer suas verificações, pois acredita que é o leitor quem checa o checador.
Quais são os critérios de noticiabilidade?
A seleção se utiliza dos valores-notícia, porém esta é apenas uma parte do processo, pois entrarão nesse rol outros critérios de noticiabilidade, como o formato do produto, a qualidade da imagem, a linha editorial, o custo e o público-alvo.
O que é a apuração de impostos?
A apuração de impostos é um processo que vai muito além da emissão das guias tributárias para recolhimento de tributos estaduais e federais. … Portanto, podemos conceituar a apuração de impostos como a rotina com o objetivo de recolher corretamente todos os tributos devidos por uma organização.
Para que que serve a lupa?
A lupa, que também pode ser chamada de lente de aumento, é o instrumento óptico mais simples que temos para realizar observações. A lupa é constituída por somente uma lente convergente, cuja distância focal é da ordem de centímetros, que conjuga uma imagem virtual, direita e maior que o objeto observado.
Qual a função da lupa?
Uma lupa é constituida por uma lente convergente com distância focal na ordem de centímetros, capaz de conjugar uma imagem virtual, direta e maior que o objeto. No entanto, este instrumento se mostra eficiente apenas quando o objeto observado estiver colocado entre o foco principal objeto e o centro óptico.
São critérios de noticiabilidade exceto?
170), “noticiabilidade trata-se de um conjunto de requisitos relativos aos acontecimentos – do ponto de vista das rotinas de produção e da ideologia profissional dos jornalistas – que lhe conferem as características básicas de uma notícia”. São critérios de noticiabilidade, EXCETO: a) A atualidade da notícia.
Que critérios definem o que é notícia?
As notícias são resultado de um processo de produção definido como a percepção, a seleção e a transformação de uma matéria-prima (os acontecimentos) num produto (Nelson Traquina, 2001).
Comentários