Quem é o deus Narciso?

Quem foi o deus grego Narciso?

Liríope
Narciso era filho de Cefiso, o deus do rio, e da ninfa Liríope. Antes de ele nascer, seus pais procuraram um oráculo, que lhes revelou uma profecia sinistra: Narciso teria uma vida longa e feliz, desde que jamais olhasse a própria imagem. Felizmente, não havia espelhos na Grécia Antiga…

Quem é o pai de Narciso?

Liríope
O pai de Narciso era o deus dos rios, Cefiso, e sua mãe era Liríope, uma ninfa, divindade menor. Segundo a lenda, Narciso era tão belo que muitas moças se apaixonaram por ele, mas ele achava que nenhuma estava à altura de seu amor.

Como era o personagem Narciso?

Além de ter uma beleza estonteante, a qual despertava a atenção de muitas pessoas (homens e mulheres), Narciso era arrogante e orgulhoso. E, ao invés de se apaixonar por outras pessoas que o admiravam, ele ficou apaixonado por sua própria imagem, ao vê-la refletida num lago.

Quem matou Narciso?

Segundo a interpretação ocidental moderna, na Mitologia Grega, Narciso, acabou morrendo por ter se apaixonado por si mesmo ao ver a própria imagem refletida em um espelho d’água.

O que Zeus disse a Narciso?

Viu-se ao espelho (o reflexo da água num lago, pois tudo era natural) e contemplou-se com satisfação e disse para si mesmo: “sou mesmo perfeito”. Então Zeus, o deus grego, reparando com quanto deleite Narciso contemplava a sua própria figura, infundiu-lhe um amor desmedido pelo seu próprio eu.

Qual foi a causa da morte de Narciso?

Encantado pela sua própria imagem e beleza e, sem conseguir alcança-la, Narciso se deitou no leito do rio e lá definhou, olhando-se no reflexo das águas. Alguns autores preferem dizer que ele tentou abraçar a imagem, caindo na água e, desta forma, morreu afogado.

Quem se apaixona pela própria imagem?

A maldição foi lançada e Narciso se apaixonou de forma intensa, só que pela sua própria imagem. O mito de Narciso conta que Eco era um Ninfa falante e vivia seguindo o caçador. Em uma dessas conversas, ela o atraiu para um fonte e quando Narciso se abaixou para beber água, ele avistou a sua imagem refletida nas águas.

Como nasceu o narcisismo?

O que é Narcisismo: O termo é derivado de Narciso, que segundo a mitologia grega, era um belo jovem que despertou o amor da ninfa Eco. Mas Narciso rejeitou esse amor e por isso foi condenado a apaixonar-se pela sua própria imagem refletida na água. Narciso acabou cometendo suicídio por afogamento.

O que aconteceu com o corpo do Narciso?

E passavam os dias. E Narciso, sem comer. Admirando o belo jovem do lago. Até que um dia, Narciso, desnutrido, em mais uma tentativa de estender o braço para tocar o belo rosto projetado, ficou tonto e caiu dentro da própria imagem e se afogou.

Como Narciso morreu?

O mito de Narciso é uma das histórias mais famosas da mitologia grega. Segundo o mito, Narciso era tão belo e tão vaidoso que, após desprezar inúmeras pretendentes, acabou se apaixonando pelo próprio reflexo. Morreu de fome e sede à beira da fonte de água onde via sua imagem refletida.

Quem castigou Narciso?

Quando Hera descobriu a artimanha, castigou Eco, retirando-lhe a voz e fazendo-a repetir sempre a última sílaba das palavras que eram faladas na sua presença. … Quanto a Narciso, este foi castigado pelos deuses por ter recusado Eco.

Qual é a moral da história da lenda de Narciso?

Segundo o mito, Narciso era tão belo e tão vaidoso que, após desprezar inúmeras pretendentes, acabou se apaixonando pelo próprio reflexo. Morreu de fome e sede à beira da fonte de água onde via sua imagem refletida. O mito nos ensina que o excesso de vaidade e falta de empatia pelos outros podem ser prejudiciais.

Quem amaldiçoou Narciso?

Uma terrível maldição cai sobre Narciso No entanto, antes de sua morte, a ninfa orou para Némesis, divindade da vingança e da justiça divina, que amaldiçoou Narciso para que ele se apaixonasse por seu próprio reflexo.

O que aconteceu com Narciso nos infernos?

quando proferiu “Adeus!”, Eco também disse “Adeus!”. Em seguida, esgotado, Narciso se deitou sobre a relva, e a Noite veio fechar seus olhos. Diz-se que, nos Infernos, Narciso continua a contemplar sua imagem refletida nas águas do rio Estige.