Qual a diferença de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes?
No candomblé e outras religiões afro-brasileiras, Iemanjá, também conhecida como “Rainha do Mar” é um orixá africano feminino e tem o dia 02 de fevereiro comemorado pelos devotos. Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos atribuídos à Maria, mãe de Jesus Cristo.
Quem é Nossa Senhora dos Navegantes no espiritismo?
Nossa Senhora dos Navegantes é um título dado a Mãe de Jesus, Maria. A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes têm início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares.
Qual o nome de Nossa Senhora na Umbanda?
Cultuada no candomblé e na umbanda, Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, na maioria dos estados brasileiros.
Qual o nome de Iemanjá na Igreja Católica?
No sincretismo religioso, Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.
O que é Nossa Senhora dos Navegantes?
Nossa Senhora dos Navegantes é um título dado a Mãe de Jesus, Maria. … As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.
Qual a diferença entre Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição?
Iemanjá é uma divindade africana. No Brasil, possui caráter sincrético e reúne atributos de outros orixás femininos. Há ainda uma falsa equivalência a Nossa Senhora da Conceição. No período escravocrata, negros eram proibidos de manifestarem suas crenças nas senzalas.
Qual o nome de Oxum na Igreja Católica?
É a padroeira dos pescadores e também a deusa do amor. No Brasil, cada orixá foi associado a um santo da Igreja Católica, numa prática que ficou conhecida por sincretismo religioso. Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, na maioria dos estados brasileiros, e sua data é 8 de dezembro.
Qual orixá e Nossa Senhora Aparecida?
Oxum
Oxum, Orixá do amor, conhecida no sincretismo como Nossa Senhora Aparecida, é doce, protetora e feminina. E para quem acredita na umbanda pede à ela muito amor, proteção, alívio das mágoas de quem não nos merecem e até mesmo fertilidade.
Qual é o nome de Iemanjá?
Dandaluna, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá, Inaê, Sereia, Mucunã, Maria, Dona Iemanjá… como diz a canção interpretada por Maria Bethânia. São muitos os nomes atribuídos a este Orixá que, em África, deriva de Yèyé omo ejá (“Mãe cujos filhos são peixes”).
Como é chamada Iemanjá?
A divindade é conhecida por diferentes nomes no Brasil: Dandalunda, Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar, entre outros.
Qual a origem da festa da Nossa Senhora dos Navegantes?
A devoção por Nossa Senhora dos Navegantes surgiu muito antes da construção da própria capela, para os pescadores a Nossa Senhora dos Navegantes era como um alento em meio as intempéries do mar. A construção da primeira capela teve início em março de 1897 e a data de sua inauguração é de 2 de fevereiro de 1898.
Por que a Nossa Senhora das Graças é chamada assim?
A túnica e o véu na cor branca que aparecem na imagem de Nossa senhora das Graças simbolizam a pureza da Virgem Maria. Com efeito, ela é “Cheia de Graça”, segundo as palavras do Anjo Gabriel (Lucas 1, 28). O véu era usado sobre os cabelos pelas mulheres judias como sinal de pureza e recato.
Qual o orixá de Nossa Senhora da Conceição?
Oxum
Adorada pelos católicos e reverenciada pelos adeptos do candomblé, no sincretismo religioso Nossa Senhora da Conceição é Oxum, orixá das águas doces. Em Sergipe, a mistura de crenças marca a devoção à padroeira de Aracaju. Na Bahia, ela é a padroeira do estado.
Qual é a Nossa Senhora da Conceição?
Nossa Senhora da Conceição é a santa da igreja católica cuja festa litúrgica acontece no dia 8 de dezembro, data em que muitas cidades brasileiras terão feriado.
Comentários