Quem é Getúlio Damado?

Quem é Getúlio Damado Qual sua opinião sobre suas obras qual a importância de seu trabalho?

Damado já trabalhou com muitas coisas na vida, mas sempre foi apaixonado pela marcenaria. A sua primeira obra a fazer sucesso foram as réplicas do Bondinho de Santa Tereza, e depois os bonecos e quadros. O artista produz muito rapidamente.

Onde Getúlio Damado nasceu?

A história de Getúlio Damado desde cedo teve a ver com bondes ou trens. “Eu sou mineiro, nasci lá por 1955, em Espera Feliz, Minas Gerais, e lá no interior a gente ouvia dizer que o mineiro era tão bobo que, quando chegava ao Rio de Janeiro, queria comprar o bonde e se alguém aparecesse vendendo, o cara comprava.

Onde fica o ateliê do artista Getúlio Damado?

Getúlio Damado está à frente do Ateliê Chamego Bonzolândia, no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, onde transforma sucata em obras de arte premiadas mundo afora.

Quem foi Raimundo Saraiva Cardoso?

Raimundo Saraiva Cardoso, o mestre Cardoso, nasceu no interior do Pará em 1930 e faleceu em Icoaraci, distrito a 18 km de Belém, onde morava com a esposa Dona Inês Cardoso, no dia 10 de abril de 2006. O mestre Cardoso foi um renomado artista da cerâmica marajoara do Estado do Pará.

Qual o material usado por Raimundo Saraiva Cardoso?

Raimundo Saraiva Cardoso – Mestre Cardoso – aprendeu a lidar com o barro com sua mãe, Lucila (hoje com 101 anos), ceramista exímia e descendente direta dos Aruã, povo marajoara que habitava a região.

O que despertou a curiosidade de Mestre Cardoso?

A dedicação de Cardoso ao trabalho com a argila e à pesquisa sobre estilos, formas e técnicas usados pelos povos pré-históricos da região consumia horas do dia na oficina, mas o ofício não o afastava do convívio com a esposa e os quatro filhos.

Quem foi o Mestre Cardoso?

Raimundo Saraiva Cardoso, o mestre Cardoso, nasceu no interior do Pará em 1930 e faleceu em Icoaraci, distrito a 18 km de Belém, onde morava com a esposa Dona Inês Cardoso, no dia 10 de abril de 2006. O mestre Cardoso foi um renomado artista da cerâmica marajoara do Estado do Pará.

Quem foi Mestre Cardoso?

O mestre Cardoso foi um renomado artista da cerâmica marajoara do Estado do Pará. Ele juntamente com o mestre Cabeludo foi o responsável pelo surgimento da arte marajoara contemporânea na década de 70. … Com a autorização dada, passou a produzir réplicas de cerâmica marajoara e a comercializá-las.

O que é tradição marajoara?

A arte marajoara representa a produção artística, sobretudo em cerâmica, dos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará, considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas.

Quais são as características da cultura Marajoara?

Entre as características da arte marajoara presentes nos primeiros achados arqueológicos, destacam-se: a reprodução de figuras animais, o que também pode ser chamado de zoomorfismo; peças que apresentam o homem, ou antropomorfismo; cerâmicas que apresentavam uma forma composta por parte humana e parte animal.

Quem era o povo marajoara?

Os marajoaras ou cultura do Marajó foram uma sociedade que floresceu na Ilha de Marajó ou Rio Amazonas na Era pré-colombiana. Em uma pesquisa, o arqueólogo Charles Mann sugere datas entre 400 e 1600 para a cultura. Contudo, atividade humana desde 1000 a.C. já tinha sido reportada nesses locais.

Qual a principal característica da cultura Marajoara comente?

A cultura Marajoara foi a que alcançou o maior nível de complexidade social na pré-história brasileira. Essa complexidade se expressa também na sua produção cerâmica, tecnicamente elaborada, caracterizada por uma grande diversidade de formas e decorada com esmero.

Quais são as principais características da cerâmica marajoara?

A cerâmica marajoara é geralmente caracterizada pelo uso de pintura vermelha ou preta sobre fundo branco. … Entre os motivos de decoração mais comuns encontrados nesta cerâmica estão animais da fauna amazônica, como serpentes e macacos, a figura humana e figuras antropozoomórficas.

Como era a cultura Marajoara?

A cultura Marajoara foi a que alcançou o maior nível de complexidade social na pré-história brasileira. Essa complexidade se expressa também na sua produção cerâmica, tecnicamente elaborada, caracterizada por uma grande diversidade de formas e decorada com esmero.