Quem foi Doum de Cosme Damião?
Trata-se do Doum. Várias lendas explicam quem é a terceira criança. Uma delas conta que Cosme, Damião e Doum eram trigêmeos e que com a morte de Doum os outros irmãos se tornaram médicos para curar a todas as crianças, sempre de forma gratuita. Doum é considerado o protetor das crianças até sete anos de idade.
O que é Doum na Umbanda?
Essa criança é chamada de Doum ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos de idade, sendo ele o protetor das crianças nessa faixa de idade. Entre os adeptos da umbanda, reza a crença de que para cada dois gêmeos que nascem um terceiro não encarna neste mundo.
Quando Doum morreu?
Nas religiões afro-brasileiras, onde são sincretizados como entidades infantis, também são festejados em 27 de setembro….Cosme e Damião.
São Cosme e São Damião | |
---|---|
Morte | Egeia, Síria c. 303 |
Veneração por | Igreja Católica Igreja Ortodoxa Igrejas ortodoxas orientais Religiões Afro-Brasileiras |
Qual Orixa de Cosme e Damião?
São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles. No Candomblé e na Umbanda, eles são conhecidos como os orixás Ibejis. São filhos gêmeos de Xangô e Iansã.
Como é a história de Cosme Damião e Doum?
Várias lendas explicam eles eram trigêmeos, e que com a morte de Doum, os outros irmãos se tornaram médicos para curar a todas as crianças, sempre de forma gratuita. Doum é considerado o protetor das crianças até sete anos de idade. Cosme, Damião e Doum representam os erês.
Qual é o dia de Cosme Damião e Doum?
26 de setembro
Sincretismo religioso Os católicos comemoram a festa dos irmãos sempre no dia 26 de setembro. No entanto, as comemorações também são realizadas no dia 27. Isso porque Cosme e Damião também são celebrados pelos umbandistas.
Qual a saudação para Cosme e Damião na Umbanda?
São homenageados aos domingos, recebendo como comidas rituais doces, bolinhos, balas, caruru de quiabos e vatapá. A ele são sacrificados frangos e frangas de leite. A saudação ao Ibêji é “Bejé ó ró! La ô!”
Qual o trabalho dos Erês?
Apaixonados por doces, esses pequenos de espírito infantil atuam na linha da direita, na Umbanda eles são da linha de Oxumaré, já no Candomblé os Erês são mensageiros do Orixá de cabeça de quem os invoca. Além de doce, eles também adoram brinquedos que correspondem à sua linha de atuação.
O que é o que é Xangô?
Xangô é uma entidade (Orixá) bastante cultuada pelas religiões afro-brasileiras, considerado deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais. … O “Machado de Xangô” ou Oxé, é o símbolo principal de Xangô.
São Cosme e Damião oração na Umbanda?
São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. … São Cosme e Damião, rogai por nós. Amém.
Como são os filhos de Cosme e Damião?
Mesmo em circunstâncias difíceis, os filhos de Cosme e Damião parecem sempre irradiar alegria. São simples, generosos, altruístas, embora um tanto inconstantes, sinceros e justos. Têm grande apego à família e aos amigos, não raramente fazendo grandes sacrifícios para beneficiar a outros.
Qual é a verdadeira história de São Cosme e Damião?
São Cosme e Damião nasceram por volta de 260 depois de Cristo, na cidade de Egéia, na Arábia. Os dois nasceram em uma família nobre e se tornaram médicos após passarem anos estudando na Síria. Eles ficaram conhecidos por ter o dom da cura e atendiam pessoas de forma gratuita.
São Cosme e Damião dia 27?
O Dia de São Cosme e Damião é uma data comemorativa celebrada pelos cristãos católicos no dia 26 de setembro e pelas religiões de matriz africana no dia 27 de setembro. Cosme e Damião foram dois médicos árabes que prestavam seu serviço sem cobrar nada das pessoas. Foram martirizados por ser cristãos.
Como saudar Ibeji?
Sua saudação no Candomblé é “Onipé Ibéjì!” (Defensor gêmeo), já na Umbanda é Oni Beijada!
Comentários