Quem foi que fez o passe livre?
A pauta da gratuidade no transporte público foi influenciada por diversas figuras e grupos políticos. Uma das pessoas de maior expressão nessa luta foi Lúcio Gregori, secretário do Transporte durante a gestão da então prefeita Luiza Erundina (1989-1992), em São Paulo.
Quem criou o passe livre idoso?
O passe livre entre 60 e 64 anos foi instituído na capital em 2014, pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT). A gratuidade também vale para o Estado de São Paulo, desde o mesmo ano, com a regulamentação específica feita pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Quando foi criado o passe?
Já são quase 30 vezes mais beneficiários que na sua criação, em 2001.
Quem criou o passe livre interestadual?
governo federal
O objetivo é ampliar o que já foi feito pelo governo federal, que criou o passe livre no transporte interestadual.
Qual a diferença entre passe livre e meia tarifa?
Passe livre se refere à uma gratuidade na tarifa do transporte coletivo, enquanto meio–passe aborda o corte de metade da tarifa para uma parcela da sociedade, como idosos, pessoas com deficiência e estudantes.
O que é passe livre em um relacionamento?
decidem conceder aos rapazes uma semana de “passe livre“, ou seja, liberdade para atacar outras mulheres. A comédia narra, então, os sete dias de folga da dupla, destreinada na arte do flerte por conta dos anos de casamento.
Como ficou o passe livre do idoso?
Idosos têm direito ao passe livre no Brasil. Este é um benefício que tem o objetivo de garantir o direito de ir e vir ao cidadão, oferecendo passagem gratuita ou com desconto de 50% (meio passe) aos idosos, além de estudantes, gestantes, pessoas com deficiência e outras categorias.
Como ficou a gratuidade dos idosos de 60 a 64 anos?
Ainda tem como conseguir gratuidade transporte para idoso em SP? No início de 2021, a idade da concessão do benefício passou de 60 para 65 anos de idade, após alteração da Lei Municipal 17.542/2020.
O que é passe livre interestadual?
O PASSE LIVRE é um benefício do Ministério da Infraestrutura que garante a pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, o acesso gratuito ao transporte coletivo interestadual por rodovia, ferrovia e barco.
O que é passe interestadual?
O Passe Livre Interestadual é um programa do Governo Federal que proporciona a pessoas carentes com deficiência gratuidade nas passagens para viajar entre os estados brasileiros. Quem tem direito? Pessoa com deficiência física, mental, auditiva, visual ou renal crônica comprovadamente carente.
Como funciona o Bilhete Único meia tarifa?
Aos estudantes com renda familiar superior a 1,5 salários mínimos por pessoa, é ofertado o benefício de meia passagem, ou seja, o estudante não paga o valor total da passagem ao recarregar o cartão. Para ter direito a esse benefício, basta fazer o cadastro na SPtrans, assim como no caso do passe livre.
Como mudar meia tarifa para Passe Livre?
2- Ao solicitar à EMTU alterações em seu benefício de MEIA TARIFA para PASSE LIVRE ou vice-versa, alterações de escola, endereço residencial ou da linha utilizada, o estudante ou professor deverá pagar novamente o valor de R$ 20,30 por um novo processo de REVALIDAÇÃO.
O que é Passa livre?
O PASSE LIVRE é um programa do Ministério da Infraestrutura que garante a pessoas com deficiência e comprovadamente carentes o acesso gratuito ao transporte coletivo interestadual por rodovia, ferrovia e barco.
Como ficou a passagem dos idosos de 60 anos?
Antes a gratuidade valia para idosos a partir de 60 anos. No PL 16/2021, o autor defende que o acesso gratuito das pessoas idosas ao transporte público coletivo é uma forma de promover justiça social, já que a aposentadoria não sofre os mesmos reajustes de salários de profissionais da ativa.
Comentários