O que é o material murano?
Possui esse nome por ser originário da Ilha de Murano, na Itália, sendo um material que foi passado de geração em geração. Os Cristais de Murano são feitos de forma artesanal, com a técnica de fusão dos metais e soprar o vidro, podendo durar até 3 dias.
Qual a diferença de vidro e murano?
Procure um selo ou carimbo.
- Um item rotulado como “Fabricado em Murano” pode ser falso. Atualmente, muitos vidros são fabricados na China e vendidos em Veneza como Murano.
- No entanto, se no item estiver escrito “Estilo Murano“, provavelmente é autêntico.
Porque o murano é caro?
– Os muranos geralmente custam mais caro, pois a produção leva mais tempo e a técnica exige equipamentos, precisão, tradição artesanal e qualidade.
O que é uma pedra murano?
A pedra de murano é um tipo de vidro que imita a aparência de pedras semipreciosas. A técnica usada para criar essa “pedra“, também chamada de calcedônia, foi desenvolvida por sopradores de vidro de Murano, na Itália.
O que é feito em murano?
O Que é Murano? O murano é um tipo sofisticado de vidro, resultado de uma técnica artesanal italiana. Mais luxuoso e raro do que cristais comuns, ele é feito por artesãos especializados, a partir de movimentos manuais e de sopro.
Porque o nome murano?
Murano é, portanto, o nome da ilha onde se iniciou a fabricação dos cristais murano. E essa história começou no século 13, mais especificamente no ano 1291, por conta do medo de incêndios.
Como saber diferenciar cristal de vidro?
O cristal passa uma sensação suave e arredondada. Toque as facetas decorativas que encontrar, passe a mão por toda superfície do objeto. O vidro tem um aspecto mais quebradiço, com um corte mais áspero, ainda que, na verdade, o cristal seja mais frágil. Por fim, bata no objeto para testar o som.
Como usar murano na decoração?
Nas decorações minimalistas, o cristal murano pode ser colocado em destaque em uma mesa de centro, prateleira ou outro local onde os olhares sejam voltados a ele. Escolha uma opção colorida, você pode complementar a decoração com flores, plantas e livros com capas interessantes.
Como é feito uma peça de murano?
O material concreto, como areia, chumbo e o quartzo, são colocados em um forno com temperatura de quase 1500 graus centígrados. Assim sendo, isso faz com que toda essa matéria se converta em uma substância em brasa.
Como são feitos os vasos de murano?
O vaso de murano é feito com uma técnica que envolve o aquecimento do vidro a uma temperatura alta e, depois, o artesão utiliza a técnica de sopro para esculpir o vidro no formato desejado. É um trabalho delicado, extremamente minucioso, e que precisa de cuidado para ter uma peça maravilhosa como resultado.
Como escolher a cor do murano?
Aposte no efeito mais discreto. Não há limites para quem quer descobrir como usar murano na decoração. Ecléticos, os muranos agradam muito a quem tem um estilo mais sóbrio. Nesse caso, dá para abusar do branco, do nude, do cinza e até do completamente transparente.
Como saber se é pedra de cristal ou vidro?
Olhe e analise bem o seu cristal e procure por imperfeições e pequenas rachaduras no cristal. Pedras e cristais verdadeiros possuem imperfeições, pois devido à sua idade e ao tempo que passaram se formando debaixo da terra é normal e bom sinal apresentar arranhões, furos, partes mais escuras e nuances na cor.
Como identificar se um cristal é verdadeiro?
Teste a temperatura Um cristal falso estará perto da temperatura corporal humana e um verdadeiro estará mais frio. A forma mais fácil de identificar é ter à mão um cristal verdadeiro e colocar no centro da testa e repetir com o cristal a testar. Se for mais “quente” será falso.
Porquê usar murano na decoração?
A estrutura dos muranos contam com alto poder de refração da luz. Por isso, integramos a iluminação do espaço com a posição dos elementos decorativos. Uma opção interessante é o abajur em cristal murano. Este item é altamente sofisticado.
Comentários