Que dupla criou a expressão trio elétrico no Carnaval de 1951?

Que dupla criou trio elétrico 1951?

Dodô e Osmar
Era dupla. E que dupla: os músicos Dodô e Osmar (que dão nome a circuitos de desfiles de Salvador) foram os criadores desse conceito. Tudo começou em 1951, quando o clube recifense Vassourinhas convidou os dois músicos para tocar no Carnaval de Salvador em um Ford 1929 que foi restaurado para a apresentação.

Quem criou trio elétrico?

Criado por Dodô e Osmar Macedo, inovação se consagrou com surgimento da axé music nos anos 1980 em Salvador. Uma gambiarra ligava os dois instrumentos a um gerador de dois quilowatts de um Ford T 1929. Em cima da carroceria, Adolfo do Nascimento, o Dodô, empunhava um violão. Osmar Macedo dedilhava um cavaquinho.

Como surgiu a expressão trio elétrico?

Trio elétrico é o nome pelo qual é chamado o caminhão adaptado com aparelhos de sonorização com estrutura para shows de aproximadamente sete horas. O carro que deu origem ao que chamamos de trio elétrico hoje foi criado pelos amigos Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo (Osmar), no ano de 1950.

Qual o melhor trio elétrico do Brasil?

Equipamento vai desfilar no carnaval de Salvador, em seis dias.

Quando e como surgiu o trio elétrico?

A tradição começou com o Fobica, em 1950, em Salvador. Dois amigos, Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo (Osmar) colocaram aparelhos de som em um carro Ford 1929, conhecido como “Fobica”.

Como surgiu o trio elétrico atração do Carnaval baiano?

Em 1950, Adolfo Dodô Nascimento e Osmar Álvares Macêdo, mais conhecidos como Dodô e Osmar, respectivamente, criaram a Fobica, um calhambeque aberto adaptado para apresentações musicais na qual decidiram sair pelas ruas de Salvador com um motorista, para tocarem suas músicas e a partir daí o trio elétrico nasceu.

Quantas pessoas cabem no trio elétrico atualmente?

É apertado: geralmente 12 músicos se espremem no palco, além de produtores, assistentes, cinegrafistas e fotógrafos. Dois camarotes recebem 60 convidados da banda e dos patrocinadores. Para ficar perto do trio e usar o carro de apoio é preciso comprar o abadá, a camiseta do bloco.

Quanto pesa um trio elétrico?

Hoje, a maioria dos equipamentos tem cerca de cinco metros de altura, pesa 80 toneladas e possui capacidade para iluminar uma cidade de 50 mil habitantes. Na década de 1950, no entanto, ele não tinha toda essa potência (e potencial).

Qual é a principal atração do Carnaval baiano?

Entre as belas paisagens da orla da praia da Barra e de Ondina estão as atrações do circuito mais badalado do Carnaval de Salvador: o Circuito Barra/Ondina.

Qual a importância do trio elétrico no Carnaval de Salvador?

Com o trio o carnaval passou a ser também item estratégico para a administração pública e para a economia local, alavancando negócios no turismo cultural, no surgimento e manutenção de novos artistas e organizações (blocos, afoxés, trios “independentes”), produtos (abadás, discos, shows, etc.)

Como funciona o trio elétrico?

O trio elétrico é um palco montado sobre um grande caminhão, equipado com geradores e modernos equipamentos de som e luz. Os artistas e bandas se apresentam em cima do trio, animando a multidão dentro e fora dos blocos.

Qual o trio elétrico mais potente do Brasil?

Dragão tem som de 200.000 Watts e gera energia suficiente para uma cidade de 40.000 habitantes. Mas só anda em primeira marcha e gasta uma embreagem por ano.

Como surgiu o trio elétrico atração do carnaval baiano?

Em 1950, Adolfo Dodô Nascimento e Osmar Álvares Macêdo, mais conhecidos como Dodô e Osmar, respectivamente, criaram a Fobica, um calhambeque aberto adaptado para apresentações musicais na qual decidiram sair pelas ruas de Salvador com um motorista, para tocarem suas músicas e a partir daí o trio elétrico nasceu.

Qual é o principal objetivo dos blocos de Carnaval de Salvador na Bahia?

Além dos desfiles, a maioria dos blocos promove ações educativas e de formação profissional para os moradores das periferias.