Quem é o dono do Teatro Oficina?
José Celso Martinez Corrêa
O Teatro Oficina Uzyna Uzona é a sede da companhia de teatro homônima de São Paulo, Brasil, liderada por José Celso Martinez Corrêa, o “Zé Celso”, e que é a maior e mais longeva companhia de teatro em atividade permanente do Brasil.
Quem foi José Celso Martins Correia?
Diretor, autor e ator. Destacado encenador desde a década de 1960, inquieto e irreverente, líder do Teatro Oficina. Nos anos 1970, influenciado pelas experiências da contracultura, ganha destaque como importante expoente da comunidade teatral e com montagens de criações coletivas.
Quem é Zé Celso e Gianecchini?
Em dado momento, Reynaldo Gianecchini se dirige a José Celso Martinez Corrêa, abreviando seu nome completamente e o reduzindo a Zé, maneira íntima de tratar esse ator-diretor que é mais conhecido como Zé Celso.
Qual a importância do teatro de Zé Celso para o teatro brasileiro?
Para o dramaturgo Aimar Labaki, “xamã é a função que Zé Celso exerce na comunidade teatral brasileira. Aglutina forças vitais, evoca os deuses e espíritos da devoção dos cidadãos, provoca a libido, incita à desobediência.”
O que caracteriza o Teatro Oficina?
O Teatro Oficina é considerado, pelo Estado, pela classe artística e pelo público de teatro, um patrimônio cultural Brasileiro, por sua capacidade de autotransformação e resistência às constantes mudanças sociocultural e política deste país, desta forma contribuindo para uma sociedade mais justa. …
Qual foi a primeira montagem do Teatro Oficina?
A primeira grande realização do elenco, em 1963, foi Pequenos Burgueses, de Górki, dirigida por José Celso Martinez Corrêa, responsável por todas as montagens subseqüentes de maior qualidade. A crítica reconheceu nela o melhor exemplo de encenação realista, na linha stanislavskiana, produzida no Brasil.
Qual foi a importância do Teatro Oficina para a arte brasileira?
O Teatro Oficina é considerado, pelo Estado, pela classe artística e pelo público de teatro, um patrimônio cultural Brasileiro, por sua capacidade de autotransformação e resistência às constantes mudanças sociocultural e política deste país, desta forma contribuindo para uma sociedade mais justa.
Quais as contribuições para o teatro brasileiro promovidas pelo os comediantes?
Ele trouxe da Europa as ideias de unificação dos elementos de cena (cenários, atores, luz, som), contribuindo para a modernização do teatro nacional. Na época, o teatro brasileiro estava subjugado a uma forte dicotomia: de um lado, o teatro popular, que falava com as massas e fazia rir.
O que é o Teatro Oficina quais os temas trabalhados por ele?
Obra de criação coletiva, propõe a radicalização da linguagem com contornos vivenciais, que são aprofundados na encenação seguinte, uma recriação autobiográfica de As Três Irmãs (1972), do dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860-1904).
O que foi o Teatro de Arena e O teatro de Oficina?
O Teatro de Arena foi um dos mais importantes grupos teatrais brasileiros das décadas de 50 e 60. Inicia-se em 1953 tendo promovido uma renovação e nacionalização do teatro brasileiro,sua existência termina em 1972.
Como surgiu o teatro de Oficina?
Criado em 1958 por um grupo de estudantes da Escola de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, o Teatro Oficina distinguiu-se por ter absorvido, na década de 60, toda a experiência cênica internacional, vinda de fins do século passado até aqueles dias, dando-lhe um cunho eminentemente brasileiro.
Qual o primeiro grupo a montar a peça O Rei da Vela?
A iniciativa começou com o Grupo Oficina sob direção de José Celso Martinez Correa. Sua passagem pelos palcos foi um símbolo na história do teatro brasileiro.
Qual a importância do Teatro Oficina?
O Teatro Oficina é considerado, pelo Estado, pela classe artística e pelo público de teatro, um patrimônio cultural Brasileiro, por sua capacidade de autotransformação e resistência às constantes mudanças sociocultural e política deste país, desta forma contribuindo para uma sociedade mais justa.
Qual era o objetivo do Teatro Oficina?
O Grupo Oficina era um coletivo de atores cujo objetivo era explorar os limites criativos do teatro brasileiro em sua época. Surgiu em São Paulo, no início dos anos 60, sob a direção polêmica de José Celso Martinez Corrêa.
Comentários