Quando utilizar o artigo A?

Quando usar artigo a?

Os artigos definidos (o, a, os, as) definem ou individualizam, de forma precisa, os substantivos, seja uma pessoa, objeto ou lugar. Exemplos: O garoto foi jantar na casa dos pais.

Qual o artigo da letra A?

Como classe gramatical, o artigo subdivide-se em dois grupos: → artigos definidos: o, a, os, as; → artigos indefinidos: um, uma, uns, umas.

Quando a é artigo?

O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

Quando o artigo é proibido?

# Após o pronome “cujo” e eventuais variações (eventuais no sentido das flexões): Esse é o aluno cujo pai esteve aqui ontem. # Em se tratando da palavra “casa”, uma vez representando o próprio domicílio de quem pratica a enunciação, ou seja, de quem fala e/ou escreve: Não pare agora…

Como saber se a palavra exige artigo?

O artigo costuma anteceder o substantivo para fazer referência a ele, podendo indicar que se trata de um ser já conhecido do interlocutor (no caso dos artigos definidos) ou que se trata de um representante não específico da espécie (no caso dos artigos indefinidos).

Quais são os artigos?

Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.

Como identificar um artigo?

O artigo antepõe o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).

Quando a é pronome?

Os vocábulos o, a, os, as serão pronomes pessoais do caso oblíquo átonos quando substituírem os pronomes pessoais do caso reto ele, ela, eles, elas, exercendo a função de objeto direto ou de sujeito acusativo.

Como saber se a palavra é artigo?

O artigo antepõe o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).

Quando o uso do artigo é opcional?

# Antes de nomes próprios personativos o uso do artigo se torna facultativo, isso quando houver a noção de familiaridade ou afetividade: Falei com a Beatriz há poucos instantes, por isso a cumprimentei pela passagem do aniversário dela. Cumprimentei Beatriz quando nos falamos ao telefone.

O que não se deve fazer em um artigo?

Erros comuns: – Tabelas e figuras complexas, incompreensíveis. – Repetição dos dados no texto, nas tabelas e nas figuras. – Não utilizar o mesmo estilo de redação da introdução e do material e métodos.

Quando a palavra pede artigo?

Chamamos de artigo a palavra variável que colocamos antes do substantivo para indicar, ao mesmo tempo, seu gênero e seu número. O artigo é basicamente demonstrativo. Sua função sintática principal é de adjunto dos substantivos.

Quando se omite o artigo?

A omissão do artigo com determinados nomes tem, frequentemente, um fim estilístico. Se se pretende veicular uma ideia mais geral, omitese o artigo; caso contrário utiliza-se.

Quantos e quais são os artigos?

O que é um artigo: Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.