Tem vírgula antes de para?
Exemplo: «João viajou para Lisboa» vs. «João viajou, para Lisboa». … Na frase «O João viajou para Lisboa», o constituinte «para Lisboa» tem a função de complemento oblíquo e, uma vez que se trata de um complemento pedido pelo verbo, não poderá ser separado deste último por vírgula.
Tem vírgula antes de a fim de?
(1) As orações iniciadas por “a fim de”, “com o objectivo de” e “porque” devem ser precedidas por uma vírgula? … 1) As orações introduzidas pelas conjunções ou locuções que refere são orações subordinadas (finais, causais etc.). São, geralmente, separadas da oração subordinante por uma vírgula.
Quando usar vírgula antes de preposição?
A vírgula poderá, ainda, ser usada estilisticamente, com o objetivo de destacar a situação descrita no sintagma preposicional, sobretudo em frase mais longas, nas quais o sintagma preposicional se encontra mais distante do núcleo verbal: (6) «Ele ofereceu aquela cadeira secular ao seu neto, com um gesto de simpatia.»
Pode colocar vírgula antes do não?
Vejamos: no que diz respeito à primeira frase sugerida, não poderá ser usada vírgula antes do marcador de negação não, pois, neste caso, apesar da inversão verificada, a negação continua a ter «escopo sobre o predicado» «comprou frutas» (Maria Helena Mira Mateus, Gramática da Língua Portuguesa, 2003, p. 771).
Como usar de forma correta a vírgula?
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.
Como usar a fim de?
Quando usar “a fim”? A expressão “a fim de” é uma locução prepositiva. É usada para indicar uma finalidade, um objetivo. Pode ser substituída pela preposição “para”.
Quando se usa a fim ou afim?
Você já sabe, portanto, que “a fim”, separado, sugere finalidade. E “afim”, escrito junto, pode ser usado para exprimir proximidade.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Quando usar vírgula antes ou depois do e?
Vírgula com a conjunção “e”
- LEMBRE-SE:
- Quando usar.
- VÍRGULA COM A CONJUNÇÃO “E”
- Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes.
- “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.” …
- Também se usa vírgula quando o “e” equivale a “mas”.
Quando não tem vírgula?
Quando NÃO usar a vírgula: 1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: … O homem deve obedecer (verbo) a princípios éticos (complemento do verbo).
Como não errar vírgula?
Uso da vírgula: 5 dicas básicas para não errar mais
- 1 – Nunca devemos separar o sujeito do verbo e nem dos complementos deste verbo. …
- 2 – A vírgula sempre irá assinalar o vocativo (o termo com que se evoca alguém ou uma figura). …
- 3 – De forma geral, nós colocamos a vírgula antes da conjunção “pois”.
Quando usar afim de ou a fim de?
Você já sabe, portanto, que “a fim”, separado, sugere finalidade. E “afim”, escrito junto, pode ser usado para exprimir proximidade.
Para que a fim de que?
A locução prepositiva a fim de e a locução conjuntiva a fim de que, por expressarem finalidade, são sinônimas, respectivamente, de para e de para que quando introduzem orações. Exemplos: Ana comprou o livro a fim de estudar. = Ana comprou o livro para estudar.
Estou afim de ou a fim de?
“Afim” é um adjetivo que significa “igual” ou “semelhante”. O plural de “afim” é “afins”. “A fim de” é uma locução prepositiva, usada para indicar finalidade. A expressão “a fim de” é invariável.
Comentários