Quando usar lajes nervuradas?
As lajes nervuradas são usadas quando se busca atender a maiores vãos nas estruturas. Isso não significa que somente são recomendadas para grandes construções, podendo serem também utilizadas em edificações residenciais multifamiliares ou escritórios.
Qual o vão máximo para lajes nervuradas?
Enquanto os vão de uma laje de concreto armado tem espaço máximo de até 5 metros, um vão de laje nervurada pode ter 7 metros, por exemplo.
Quais as vantagens e desvantagens na utilização de lajes nervuradas?
Além disso, as lajes nervuradas dispensam usos de compensados, não tem perigo de corrosão, são fáceis de montar e desmontar, oferecem maior velocidade de execução, entre outras vantagens. Em contrapartida, as nervuras comprimidas apresentam baixa resistência à flexão para os momentos negativos nos apoios.
Em qual situação a utilização de lajes nervuradas se tornará vantajosa?
De acordo com Souza, para edifícios baixos, com vãos de até 5 m, com aspecto retangular e pouca repetição de pisos, é mais vantajoso o emprego do sistema nervurado com a utilização de vigotas treliçadas ou convencionais – vigotas tipo trilho.
Pode furar laje nervurada?
Uma das principais vantagens de executar projetos com lajes nervuradas é a extrema versatilidade que o tipo de estrutura oferece. … A solução desenvolvida pela Atex para realizar furos horizontais nas lajes é o Tubex. O sistema funciona de forma muito simples.
Qual a diferença entre laje cogumelo e laje nervurada?
As lajes lisas e cogumelo são lajes maciças ou nervuradas, porém não são apoiadas nas vigas, apenas nos pilares. A diferença entre as duas é que, na laje cogumelo, o pilar recebe o capitel, estrutura mais reforçada para resistir aos efeitos de punção.
Quantos metros de vão suporta uma laje nervurada?
No geral, as lajes nervuradas vencem vãos entre pilares na ordem de 7 a 9m. Em regiões de apoio, tem-se uma concentração de tensões transversais, podendo ocorrer ruína por punção ou por cisalhamento.
Qual o vão máximo de uma laje maciça?
5cm para lajes de cobertura não em balanço; • 7cm para lajes de piso ou de cobertura em balanço; • 10cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30kN; • 12cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30kN; • 15cm para lajes com protensão.
Qual a vantagem de uma laje nervurada?
Comparada à laje maciça, a laje nervurada apresenta maior economia, dado que suas nervuras atuam como vigas, o que possibilita se vencer maiores vãos, proporcionando mais liberdade de layout arquitetônico na sua superfície. Para vãos acima de 7,0 metros vale a pena investir na possibilidade do uso da laje nervurada.
Qual a principal vantagem da laje nervurada?
Comparada à laje maciça, a laje nervurada apresenta maior economia, dado que suas nervuras atuam como vigas, o que possibilita se vencer maiores vãos, proporcionando mais liberdade de layout arquitetônico na sua superfície. Para vãos acima de 7,0 metros vale a pena investir na possibilidade do uso da laje nervurada.
Qual o tipo de laje mais resistente?
As lajes maciças mais comuns são a tradicional e a nervurada. Prós: Vence grandes vãos, mais resistente à trincas e fissuras, acabamento liso na parte inferior (no caso da laje tradicional).
Como furar laje nervurada?
A solução desenvolvida pela Atex para realizar furos horizontais nas lajes é o Tubex. O sistema funciona de forma muito simples. Basta encaixar os moldes dos furos entre as fôrmas de polipropileno montagem da obra.
O que é lajes-cogumelo?
As lajes tipo cogumelo são aquelas apoiadas diretamente sobre pilares. Podem ser maciças, de concreto armado ou protendido, ou incorporadas com material inerte, formando lajes nervuradas. Pode dispor de capitel, quadrado ou circular, cuja laje se apoia sobre o mesmo.
Quais os tipos de lajes nervuradas?
Tipos de Laje Nervurada
- Laje Nervurada Unidirecional (LNU)
- Laje Nervurada Bidirecional (LNB)
- Lajes Nervuradas com Capitéis ou Vigas-Faixa.
5 de jul. de 2020
Comentários