Quando utilizar estacas cravadas?
Estacas cravadas podem ser utilizadas em :
- Emissão de ruído.
- Mais oneroso.
- Emissão de vibração.
O que é uma estaca cravada?
As estacas cravadas (estacas pré-moldadas) são elementos pré-fabricados (em madeira, metal ou concreto), que são introduzidos no solo através de percussão, prensagem ou vibração, com recurso a maquinaria própria.
Quais as principais diferenças entre estacas cravadas e estacas escavadas?
Detalhe importante: neste tipo de fundação não há descida de operários. As estacas podem ser: Cravadas: por percussão (golpes de martelo), prensagem (com macaco hidráulico) ou vibração. … Escavadas: há retirada de material, podendo ser do tipo Strauss, trado rotativo, hélice contínua ou estaca raiz.
Quais as vantagens e desvantagens das estacas cravadas?
A cravação de estacas não é aconselhável em zonas urbanas devido ao ruído e às vibrações. A energia de cravação tem que ser adequada para que não sejam danificadas as estacas ou o solo. Vantagens: As condições de fabrico das estacas permitem garantir os recobrimentos logo é difícil a corrosão das armaduras.
Quando e por que as estacas inclinadas devem ser empregadas?
As estacas inclinadas devem ser aplicadas quando os esforços verticais são muito maiores do que os esforços horizontais em uma estrutura. As estacas inclinadas devem ser empregadas para absorverem os esforços verticais.
Quando são utilizadas estacas em fundações?
As estacas são elementos de fundação que tem como objetivo transmitir as cargas da edificação atuantes na superfície para o solo. … As estacas são classificadas como elementos de fundação profunda. Podem ser utilizadas em obras de grande ou pequeno porte.
O que é estacas escavadas?
As estacas escavadas (estacas moldadas) são elementos de concreto armado que são executados in situ, em buracos escavados com recurso a maquinaria própria. O método de execução para este tipo de estacas é simples e pode ser aplicado a quase todos os tipos de solo, incluindo para a existência de lençois freáticos.
Quais são os tipos de estacas?
Confira a seguir os principais tipos de estacas:
- 1 – Estaca escavada: …
- 2 – Estaca Franki: …
- 3 – Estaca Strauss: …
- 4 – Estaca raiz: …
- 5 – Estaca hélice contínua: …
- 6 – Estaca pré-moldada de concreto: …
- 7 – Estaca metálica: …
- 8 – Estaca de madeira:
Qual a principal diferença entre as estacas escavadas e a hélice contínua?
As estacas hélice contínua são monitoradas por equipamentos eletrônicos garantindo maior controle na execução e na segurança dos elementos da fundação. Por ser uma estaca escavada, não causa vibrações nos terrenos adjacentes evitando problemas que possam incomodar a vizinhança.
Quais são vantagens do uso de estacas escavadas comparadas as estacas cravadas?
Vantagens: As estacas metálicas podem ser emendadas, possuem pouca vibração durante sua cravação, conseguem atravessar camadas resistentes do solo e atingem grandes profundidades.
Quais são as principais vantagens do uso de estacas?
Vantagens: As estacas metálicas são facilmente emendadas, têm elevada resistência à tração e compressão, não fissuram, não trincam e não quebram e possui pouca vibração durante sua cravação.
Qual a grande desvantagem da estaca Pré-moldada de concreto?
– Desvantagens: por serem de concreto armado ou protendido, são produtos muito pesados, o que limita as seções e comprimentos em função do transporte, cortes e emendas. Por se tratar de um processo importante e complexo, é altamente indicado que seja realizado por uma empresa especializada em execução de fundação.
Quais as razões que levam o projetista a escolher determinado tipo de estaca?
VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS TIPOS DE ESTACAS. Vantagens: Baixo custo. Facilidade de cortes e emendas.
Quando usar estacas na fundação?
A fundação com estacas é indicada para solos com pouco resistência, como aterros por exemplo. Nestes tipos de solo é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme para fazer as fundações. A estaca é um cilindro que liga as fundações rasas (sapatas, viga baldrame e radier) com o solo mais firme.
Comentários