Quando usar crase exemplos?
A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.
Quando se usar crase no a?
A crase sempre será empregada antes de palavras femininas! Outra dica importante é que não basta apenas decorar o momento ideal para utilizar a crase, mas também entender a estrutura e o enunciado das frases. Para que haja crase, é preciso que exista uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração.
Quando não usar crase exemplos?
Não ocorre crase:
- Antes de substantivos masculinos:
- Antes de verbos:
- Antes da maior parte dos pronomes:
- Nota: Antes de alguns pronomes pode ocorrer crase.
- Em expressões com palavras repetidas, mesmo que essas palavras sejam femininas:
- Antes de palavras femininas no plural antecedidas pela preposição a:
Como saber se A crase ou não?
Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase “fui à feira”, por exemplo. “Substitua ‘feira’ por ‘supermercado’. Se o ‘a’ virar ‘ao’, o ‘a’ em questão tem que receber o acento grave.
Quando usar crase em datas?
A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.
Quanto ao ou quanto A?
As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.
Como não errar mais crase?
5 dicas abaixo para não errar mais ao empregar o sinal
- Não há crase antes de substantivo masculino. …
- Não há crase diante de verbos. …
- A crase deve ser usada na indicação das horas. …
- O uso é facultativo diante dos pronomes de tratamento. …
- Não há crase diante diante de pronomes pessoais.
14 de nov. de 2020
Como escrever período de datas?
Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998.
Tem crase entre períodos?
Como já vimos em outros exemplos, a crase acima em “Período disponível de 30/07/2010 à 21/08/2010″ não existe. Ou melhor, existe sim, está lá, não é ilusão de ótica, mas gramaticalmente está incorreta.
Quanto à data ou quanto à data?
A forma correta de escrita é até à data de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a contração à. Até à data advém do uso da preposição até + a [com o sentido de um tempo limite em que alguma coisa, evento etc. termina ou deve terminar] em relação a a data [data presente ou limite final temporal].
Que se refere à ou a?
Referente à é o correto. Se a palavra seguinte for masculina ficará referente AO, isso comprova que ocorre crase se a palavra for feminina. Se o caso for “referente a valores e prazos” (no que se refere a valores e prazos), não se usa crase.
Tem crase antes de mais?
Aparentemente há uma percepção de que os termos “a mais“, “a menos”, “a menor”, “a maior”, com ou sem ocorrência de crase sejam perfeitamente intercambiáveis entre si, podendo uns serem usados em substituição aos outros sem prejuízo do entendimento do texto.
Como acertar a crase?
Para comprovar a existência da crase com nomes de lugar, basta fazer uma frase com o verbo “voltar”. Se antes do nome do lugar aparecer da (preposição e artigo), há crase, se aparecer de (preposição pura) não há crase. Vou à Argentina. / Volto da Argentina. Vou a Roma. / Volto de Roma.
Tem crase Em período de datas?
A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.
Comentários