Quando uma pessoa leva um susto a Supra-renal produz uma maior quantidade de adrenalina que é lançada?
16) (Osec-SP) Quando uma pessoa leva um susto, a suprarrenal produz uma maior quantidade de adrenalina que é lançada na corrente sanguínea. Analisando a fórmula estrutural da adrenalina, podemos concluir que a cadeia carbônica ligada ao anel é: a) aberta, saturada e homogênea.
Como é classificada a cadeia orgânica ligada ao anel aromático na Fórmula estrutural da adrenalina *?
Analisando a fórmula estrutural da adrenalina, podemos concluir que a cadeia orgânica ligada ao anel aromático é: a) aberta, saturada e homogênea.
Qual é a fórmula molecular da adrenalina?
C₉H₁₃NO₃Adrenalina / Fórmula
Qual a classificação da cadeia da adrenalina?
A cadeia carbônica que representa a adrenalina é fechada (cíclica), com presença de ligações duplas alternadas entre Page 2 QUÍMICA 2 2 Pré-Universitário – Livro 1 carbonos (aromática). Contudo, a questão se refere à cadeia ligada ao anel aromático, fazendo com que a cadeia seja considerada como acíclica (aberta).
Qual a classificação da estrutura da adrenalina?
Como se vê, a Adrenalina recebe duas classificações: hormônio e neurotransmissor, mas se tratando das classes orgânicas, ela se caracteriza como Amina (presença de NH2).
Qual é o hormônio da adrenalina?
A adrenalina, ou epinefrina, é um hormônio hidrossolúvel produzido pela medula das glândulas suprarrenais e que, em pequenas quantidades, auxilia na regulação da pressão arterial.
Como classificar cadeias Carbonicas?
São elas: Cadeia homogênea- nesse caso os anéis das cadeias possuem somente átomos de carbono. Cadeia heterogênea- classifica-se como heterogênea as cadeias que apresentam átomos além das moléculas de carbono e hidrogênio. As cadeias fechadas saturadas são aquelas em que os átomos realizam ligações simples entre si.
Qual a classificação da cadeia carbônica abaixo?
Ler artigo Cadeia carbônica….Exercícios – Cadeia carbônica.
A) | Aberta, ramificada, heterogênea e saturada; |
---|---|
C) | Aberta, normal, heterogênea e saturada; |
D) | Aberta, ramificada, homogênea e saturada; |
E) | Aberta, normal, heterogênea e insaturada. |
Como é formado o adrenalina?
A adrenalina é representada pela fórmula molecular C9H13NO3. Como foi mencionado, é secretada pela glândula adrenal, conhecida como suprarrenal. Sua molécula é formada por dois enantiômeros, que são isômeros compostos pela mesma fórmula molecular, mas que se diferenciam em relação a atividade óptica.
Quais funções estão presentes na estrutura da adrenalina?
d) éter, amina secundária, álcool saturado, álcool terciário, éster aromático. Os grupos funcionais presentes na estrutura da adrenalina representam as seguintes funções químicas: a) álcool, fenol e amida.
Qual o efeito da adrenalina no organismo?
A adrenalina também é chamada de epinefrina. Seus principais efeitos são: pupilas dilatadas, palidez, respiração ofegante e batidas mais rápidas do coração. Segundo a professora, tudo isso ocorre para que haja maior produção de energia no corpo humano.
O que produz a adrenalina?
A parte interior da glândula adrenal, denominada medula, é realmente uma extensão do sistema nervoso. Os hormônios do sistema nervoso, tais como a norepinefrina (noradrenalina) e epinefrina (adrenalina) são produzidos na medula.
Como as cadeias carbônicas abertas podem ser classificadas?
As cadeias carbônicas abertas podem ser classificadas de três diferentes formas: Quanto ao número de extremidades livres. Quanto ao tipo de ligação entre os carbonos. Quanto à presença de heteroátomos.
Como nomear cadeias de carbono?
De modo geral, a nomenclatura dos hidrocarbonetos segue a seguinte ordem:
- Prefixo: Indica o número de carbonos presentes na cadeia principal;
- Infixo: Indica o tipo de ligação encontrada na cadeia;
- Sufixo: Indica a função orgânica dos hidrocarbonetos terminando com a letra “o”.
Comentários