Quando tem início a literatura de viagem?

Quando surgiu a literatura de viagens?

Os escritos foram compilados em VII a.C. pelo rei Assurbanipal e antecedem em pelo menos 1500 anos os textos de Homero na Grécia. Paratii, entre dois pólos – Amyr Klink (Companhia das Letras): O livro nasceu das anotações do diário de bordo do navegador, acostumado a desbravar os mares em companhia de si mesmo.

Quando tem início a literatura de viagem Qual o objetivo é a primeira característica da literatura de viagem?

A tradição portuguesa da literatura de viagens conheceu, com as viagens oceânicas do século XVI, um florescimento que decorria da necessidade de testemunhar as descobertas efetuadas, coincidindo, neste caso, muitas vezes, o registo com o próprio relato do navegador (caso da Carta do Achamento do Brasil, por Pero Vaz de …

Qual era o objetivo da literatura de viagem?

Literatura de viagem, também referida como literatura odepórica (do grego clássico: ὁδοιπορικός, “viagens“), é um gênero literário que consiste geralmente em uma narrativa acerca das experiências, descobertas e reflexões de um viajante durante seu percurso.

Como surgiram os relatos de viagem?

A busca por status era uma motivação adicional. Ainda segundo França, os viajantes tinham a obrigação de escrever o que viam, uma vez que havia muito dinheiro envolvido nessas viagens, e pouca gente voltava das expedições. É nesse contexto que surgem os relatos de viagem.

Quais foram os escritores da literatura de viagens?

As viagens nos fascinam desde sempre e não à toa sempre serviram de matéria-prima para a literatura de alguns dos maiores escritores do mundo: de Marco Polo a Homero, Júlio Verne, Jonathan Swift, José Saramago, García Márquez, Charles Darwin, Rimbaud, Jack Kerouac, Hemingway e Goethe.

Quando se iniciou a literatura brasileira?

em 1500
A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que aqui estavam eram ágrafas, ou seja, não possuíam uma representação escrita.

Quais são as características do gênero textual relato de viagem?

destaca é: A) O texto está escrito em 1ª pessoa; B) Apresenta marcadores precisos de tempo e lugar; C) A linguagem usada é objetiva e clara; D) Descreve com precisão cenas, lugares e pessoas. 2. É muito comum em relatos de viagem, além dos fatos e ações, observarmos as impressões e/ou emoções de quem narra.

O que entendes por narrativa de viagem?

Como resultado, consta-se que a narrativa de viagem é um gênero que caminha entre o relato não-ficcional e a ficção e que abarca interesses específicos de acordo com o contexto histórico, como se deu no momento das grandes navegações com o surgimento do Novo Mundo e no decorrer do século XX com o a curiosidade …

Qual a principal manifestação literária do Quinhentismo?

As crônicas narrativas são uma das características do Quinhentismo. Também chamadas de literatura de informação, esses são os primeiros registros da literatura brasileira. A carta de Pero Vaz de Caminha foi a primeira a integrar essa manifestação literária.

O que é um relato de uma viagem?

Relato” é um texto narrativo e descritivo em que se expõe observações feitas durante uma viagem, a passeio ou a trabalho, documentando os principais momentos da visitação e descrevendo cenas, lugares ou pessoas.

O que é uma narrativa de viagem?

Como resultado, consta-se que a narrativa de viagem é um gênero que caminha entre o relato não-ficcional e a ficção e que abarca interesses específicos de acordo com o contexto histórico, como se deu no momento das grandes navegações com o surgimento do Novo Mundo e no decorrer do século XX com o a curiosidade …

Quais as obras e autores que correspondem a literatura de informação?

Além de Pero Vaz de Caminha, outros representantes que se destacam na Literatura de Informação foram:

  • Pero Lopes de Souza e sua obra Diário de navegação (1530);
  • Pero de Magalhães Gândavo e sua obra Tratado da Província do Brasil e História da Província de Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos de Brasil (1576);

Quem era o representante da literatura jesuíta ou de catequese?

Padre José de Anchieta
Literatura jesuítica: também chamada de literatura de catequese, teve como objetivo a conversão dos índios à fé cristã. Constitui-se de textos escritos por missionários jesuítas e tem como expoente máximo Padre José de Anchieta (1534 -1597) – que produziu, além de peças de teatro e poemas, uma gramática da língua tupi.

Como nasceu a literatura no Brasil?

A Literatura no Brasil nasceu a partir dos primeiros escritos de viajantes e missionários europeus que documentavam informações sobre a terra recém-colonizada.