Quando se usa o apóstrofo?

Quando posso usar o apóstrofo?

Apóstrofo – quando usar? Na língua portuguesa, o apóstrofo é usado para suprimir a vogal de preposições em palavras compostas, como caixa-d’água e pau-d’arco. Também é utilizado em contrações entre preposições e elementos pertencentes a grupos vocabulares distintos.

Para que serve o apóstrofo na língua portuguesa?

[ Gramática ] Sinal gráfico (‘) que indica elisão de sons ou supressão de letras, como em olho-d’água. Ver também resposta às dúvidas: uso do apóstrofo e apóstrofo e supressão de letras.

Qual a diferença entre apóstrofe é apóstrofo?

De facto, a primeira, “apóstrofe”, significa uma interpelação feita a alguém ou um dito mordaz e injurioso. Veja o seguinte exemplo: Ela fez um discurso repleto de apóstrofes contra todos os presentes. Relativamente à palavra “apóstrofo”, tem a ver com o sinal gráfico que indica, na escrita, a elisão de letras.

Quando usar aspas ou apóstrofo?

Os apóstrofos são simplesmente vírgulas elevadas; as aspas simples também, só que a primeira é invertida. É claro que esta diferença desaparece em certos editores de texto, como o do Stack Exchange, em que fica tudo ‘assim’, a menos que copiem do Word, por exemplo, dando ‘isto’ e ‘isto’.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como usar ponto de pontuação?

Pontuação

  1. Ponto ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. …
  2. Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: …
  3. Reticências ( … ) a) indicar dúvidas ou hesitação do falante. …
  4. Parênteses ( ( ) ) …
  5. Ponto de Exclamação ( ! ) …
  6. Ponto de Interrogação ( ? ) …
  7. Vírgula ( , ) …
  8. Ponto e vírgula ( ; )

Qual a origem da palavra apóstrofo?

Significado de Apóstrofo substantivo masculino [Gramática] Sinal gráfico (‘) em forma de vírgula que indica elisão de letra ou letras. Etimologia (origem da palavra apóstrofo). Do grego apóstrophos.

Como usar aspas exemplo?

As aspas aparecem depois do ponto quando a citação é completa. Exemplo: “Penso, logo existo.” A famosa frase do filósofo René Descartes serviu de inspiração para este trabalho. Caso haja nomeação do autor da citação, a notação deverá ser abrangida pela pontuação. Exemplo: “Penso, logo existo” (René Descartes).

Quando se deve usar as aspas em uma citação?

As aspas são usadas para mostrar que o texto está sendo citado palavra por palavra de outra fonte, para chamar a atenção para uma palavra ou frase importante, ou ao usar um termo técnico pela primeira vez. Existem citações embutidas no texto e outras separadas em blocos de texto.

Por que exemplos?

“O ‘por que’ separado sempre pode embutir a palavra ‘razão’ ou a palavra ‘motivo’”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas – “Por que você não foi?” vira “Por que razão você não foi?” e “Por que você não pagou a conta?” vira “Por que motivo você não pagou a conta?”.

Por que porque Por quê ou porquê atividades?

Quando usar por quê? Por quê (separado e com acento) é utilizado apenas no final da oração, seguido de um sinal de pontuação. É a junção da preposição por com o pronome interrogativo tônico quê. Por quê é sinônimo de: por qual motivo e por qual razão.

Como usar os sinais de pontuação em um texto?

Usar cada sinal gráfico (ponto, vírgula, exclamação, ponto e vírgula, dois pontos, aspas, reticências etc) da forma correta é o primeiro passo para garantir um bom texto, portanto, é necessário estudar o que cada sinal significa no texto.

Como usar os dois pontos?

Dois Pontos

  1. Os dois pontos (:) fazem parte dos sinais de pontuação usados na língua portuguesa. …
  2. Começar uma enumeração.
  3. Antes de uma citação ou fala de alguém.
  4. Introduzir uma explicação, esclarecimento ou resumo.
  5. Nos discursos diretos.
  6. Anteceder um exemplo, observação ou nota.
  7. Antes de orações apositivas.
  8. Depois de vocativos.

O que significa o nome apóstrofo?

O apóstrofo ( ‘ ) é um sinal de pontuação que tem como função indicar a supressão de letras numa palavra, como cobra-d’água (para cobra de água), pingo d’água (para pingo de água), pasta d’água, moto d’água, Vozes d’África ou Santa Bárbara d’Oeste. A esta supressão dá-se o nome de elisão.