Quando usar crase exemplos?
A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.
Quando usar crase regras?
5 dicas simples sobre o uso da crase
- A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. …
- Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora. …
- Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. …
- A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina.
Quando não devo usar crase?
Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos:
- Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): …
- Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Quando a partir tem crase?
O uso da crase é obrigatório nos casos em que ocorram a contração do artigo definido “a” e a preposição “a”, situação que pode ser ilustrada pela fórmula: “a + a = à”. Dessa forma, como a locução “a partir” não tem artigo definido, mas apenas a preposição, fica descartada a possibilidade de escrevê-la com crase.
Quando a necessidade de crase?
Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.
Quando usar crase em datas?
A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.
É correto usar crase entre números?
Entre numerais ocorre o acento indicativo de crase se, anteriormente ao primeiro numeral, houver o artigo a(s), que poderá estar contraído com alguma preposição: de + a(s) = da(s); em + a(s) = na(s).
Quando A necessidade de crase?
Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.
Quanto a não tem crase?
Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.
Quais são os casos especiais de crase?
Casos especiais e facultativos do uso da crase
- – Nas circunstâncias em que a palavra distância estiver determinada, o uso da crase será obrigatório. …
- – No sentido de chão firme, opondo-se a bordo, o uso da crase não é recomendado; …
- Retornamos à terra de meus avós há três meses.
Tem crase a partir de?
A locução a partir de nunca é escrita com acento grave, porque não ocorre crase. À partir de está errado. A crase ocorre apenas quando há a contração do artigo definido a com a preposição a. Na locução a partir de não há artigo definido, há apenas a preposição a, não havendo assim contração que origine a crase.
Tem crase antes de necessidade?
A crase é obrigatória porque o verbo atender, na acepção em que surge na frase apresentada pelo consulente, rege a preposição a. Quer o vocábulo esteja no singular (a) quer no plural (as), temos de fazer sempre a contracção. Assim: «atendemos à necessidade»/«atendemos às necessidades».
Como escrever período de datas?
Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998.
Tem crase entre períodos?
Como já vimos em outros exemplos, a crase acima em “Período disponível de 30/07/2010 à 21/08/2010″ não existe. Ou melhor, existe sim, está lá, não é ilusão de ótica, mas gramaticalmente está incorreta.
Comentários