Quando se usa a ênclise?
Ênclise é a colocação do pronome depois do verbo….Quando não Usar
- Em orações negativas. …
- Com pronomes relativos, indefinidos ou demonstrativos. …
- Em orações exclamativas e em orações que exprimam desejo. …
- Em orações com conjunções subordinativas. …
- Com verbo no gerúndio regido da preposição em. …
- Em orações interrogativas.
O que atrai a ênclise?
Próclise
- Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. …
- Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome. …
- Os pronomes relativos (quem, qual, que, cujo, onde, quando) pedem o uso de próclise.
Quando não usar a ênclise?
Quando não usar a ênclise? Resposta: quando ocorrer na frase uma palavra que atraia o pronome para antes do verbo (ou seja, basicamente, com as regras já apresentadas sobre a próclise). Com palavras negativas: “Nunca me falaram sobre isso.” Com conjunções subordinativas: “Conforme lhe disse, não estou interessado.”
Qual a diferença entre ênclise e próclise?
A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).
Quando ocorre a próclise?
Usamos Próclise, obrigatoriamente, quando houver atrativos que podem ser: palavras ou expressões negativas, conjunções subordinativas, advérbios, pronomes relativos, demonstrativos ou indefinidos, frases interrogativas, exclamativas ou optativas, verbo no gerúndio antecedido da preposição em ou formas verbais …
Quais são as palavras atrativas?
Colocação pronominal em tempos simples
- Com palavras atrativas antes dos verbos.
- Na estrutura preposição EM + pronome + gerúndio.
- Com infinitivo pessoal preposicionado.
- Em orações interrogativas que comecem com pronomes ou advérbios interrogativos.
- Em orações optativas (que exprimem desejo)
- Em orações exclamativas.
Onde atrai a próclise?
A próclise é usada: 1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc.
Quando não usar colocação pronominal?
Não deverá ser usada a próclise nas seguintes situações… No início das orações: Dá-me teu número, por favor. Em orações imperativas afirmativas: Sente-se agora e coma! Em orações reduzidas do gerúndio: Sorriu, sentindo-se livre.
O que é próclise e exemplos?
Próclise = pronome antes do verbo – Palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem ou de modo algum. Exemplo: Nada me perturba. – Conjunções subordinativas: quando, se, porque, qual, conforme, embora ou logo que. Exemplo: Quando se trata de falar em inglês ele é um expert.
Quais são os fatores de próclise?
Fator que obriga a PRÓCLISE, a saber: a) Orações que contêm palavra negativa (não, nunca, jamais, ninguém, nada, etc.) sem pausa entre a referida palavra e o verbo: Não lhes dizia eu?
Onde ocorre a próclise?
A próclise (colocação do pronome antes do verbo) é usada quando a oração contém pronomes demonstrativos, como é o caso de “isto”. j) Quem me dera! A colocação pronominal na oração está correta, uma vez que nas frases exclamativas, como neste caso, o pronome deve ser colocado antes do verbo (próclise).
Como identificar uma próclise?
A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).
O que é palavra atrativa exemplos?
b) Se houver palavra atrativa, o pronome poderá ser colocado antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Exemplos: Não posso esclarecer-lhe o ocorrido./ Não lhe posso esclarecer o ocorrido. Não estavam chamando-me./ Não me estavam chamando.
O que é uma palavra atrativa?
PALAVRAS ATRATIVAS Palavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos (o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise. A seguir, vamos expor as principais palavras atrativas de nossa língua.
Comentários