Quando o surfactante é produzido?

Quando se inicia a produção do surfactante?

Quem secreta o surfactante é uma célula chamada pneumócito tipo II. A produção se inicia por volta da 20ª semana de gestação, mas é em pequena quantidade e tem baixa qualidade.

Quem produz o surfactante?

Dentro dos nossos pulmões, nos alvéolos pulmonares, as células alveolares tipo II produzem uma mistura de vital importância para o ser humano, conhecida como surfactante pulmonar.

Como é feito o surfactante?

O surfactante é produzido ao longo do amadurecimento dos pulmões do bebê, ainda no útero materno, após cerca de 28 semanas. Por isso, bebês prematuros que nascem antes deste período, ainda podem não ter a produção suficiente desta substância, o que causa a síndrome do desconforto respiratório infantil.

Quais são as funções do surfactante pulmonar?

O surfactante pode ter sua função de redução da tensão superficial alveolar inibida pelas proteínas plasmáticas que invadem o espaço alveolar na lesão pulmonar aguda.

Quando o pulmão começa a se formar?

O desenvolvimento dos pulmões começa durante a terceira semana, com o surgimento de um divertículo respiratório (broto respiratório) que cresce a partir do divertículo laringotraqueal na parede ventral do intestino primitivo anterior.

O que são os surfactantes?

Os compostos tensoativos ou surfactantes são substâncias orgânicas que apresentam como característica principal o fato de terem um comportamento anfifílico, ou seja, podem interagir tanto com substâncias polares quanto apolares.

Quais as células que recobrem o alvéolo pulmonar e qual produz o surfactante é sua função?

Histologia dos alvéolos pulmonares Os pneumócitos tipo II são células ovais e volumosas. Esse tipo de célula produz uma secreção lipoproteica, chamada de surfactante. A função do surfactante é manter os alvéolos abertos e auxiliar na difusão dos gases pela membrana alveolar.

Como se administra surfactante pulmonar?

Desconectar do respirador e ventilar manualmente (ventilador manual em T ou balão autoinflável), por um (1) minuto, com frequência de 60 rpm e pressão suficiente para empurrar o surfactante para dentro das vias aéreas. Não se deve manter no respirador devido ao risco de obstrução da cânula traqueal.

Como é administrado o surfactante?

A administração do surfactante exógeno realizada por instilação direta por intubação endotraqueal é o único método que se mostra eficaz para a sua distribuição uniforme.

Quais as principais funções do pulmão?

Captar oxigênio e livrar-se do dióxido de carbono, são as principais funções dos pulmões. Os cânceres de pulmão geralmente começam nas células que revestem os brônquios e partes do pulmão, como os bronquíolos ou alvéolos. Um revestimento fino denominado pleura envolve os pulmões.

Quais os tipos de surfactante?

Os surfactantes são classificados em aniônicos, catiônicos, não iônicos ou anfotéricos, de acordo com o grupo presente na parte polar (Figura 1 e Tabela 1).

Qual o período de formação do sistema respiratório durante a gestação?

A fase embrionária ocorre entre a terceira e a sexta semana de gestação. O desenvolvimento dos pulmões começa durante a terceira semana, com o surgimento de um divertículo respiratório (broto respiratório) que cresce a partir do divertículo laringotraqueal na parede ventral do intestino primitivo anterior.

Como se formam os pulmões?

O pulmão é um órgão do sistema respiratório formado por milhões de alvéolos pulmonares e envolto por uma membrana denominada de pleura. Os pulmões são órgãos que fazem parte do sistema respiratório e exercem um importante papel no processo de trocas gasosas.

Quais são as principais propriedades dos surfactantes?

Estas propriedades fazem os surfactantes serem adequados para uma ampla gama de aplicações industriais envolvendo: detergência, emulsificação, lubrificação, capacidade espumante, capacidade molhante, solubilização e dispersão de fases.