Quando o Padre Antônio Vieira morreu?

Quando Padre Antônio Vieira nasceu e morreu?

89 anos (1608–1697)Antônio Vieira / Idade ao falecer

Qual o objetivo do Sermão de pé Antônio Vieira?

→ A forma do sermão Desde os anos do sacerdócio, Vieira destacou-se como grande orador. A grande maioria dos seus textos foi escrita, portanto, no formato de sermões, ou seja, textos em prosa de orientação moral e religiosa que têm como objetivo argumentar e persuadir o leitor.

Qual é o tema central do Sermão da Sexagésima?

O tema do Sermão da Sexagésima é a ―Parábola do semeador‖, tirada do Evangelho segundo São Lucas: Semen est verbum Dei. Neste sermão, o Padre Vieira usa de uma metáfora: pregar é como semear.

Qual a finalidade dos sermões?

O sermão tem como propósito ensinar a palavra de Deus, explicando-a e exortando aos bons costumes, como acontece no “Sermão da Montanha”, proferido por Jesus Cristo, no início da vida pública, que S. Mateus apresenta nos capítulos 5 a 7, e que abre com as “bem-aventuranças”.

Onde nasceu Antônio Vieira?

Lisboa, PortugalAntônio Vieira / Local de nascimento

O que é um Sermão Barroco?

Os sermões constituem o principal da obra de Vieira. Eles trazem a essência do estilo barroco: a tentativa de promover uma síntese entre matéria e espírito. Nos sermões, Vieira busca cativar o ouvinte despertando sua consciência e convidando-o a pensar e agir.

Qual o objetivo do Sermão de Santo Antônio aos Peixes?

No Sermão de Santo Antônio aos Peixes, além de exaltar a necessidade da pregação, Vieira usa a alegoria dos peixes para criticar a exploração do homem pelo homem e, mais especificamente, para condenar a escravidão indígena.

Qual a importância dos sermões de Vieira para a língua portuguesa?

Os Sermões ou ainda Sermoens (em português arcaico) é uma coletânea dos sermões mais célebres do Padre Antônio Vieira (1608-1697), e que pela construção e elaboração, tanto do aspecto gramatical quanto discursivo, valeram o status a seu autor de maior prosador da língua portuguesa.

O que significa Sermão da Sexagésima?

O Sermão da Sexagésima é uma obra religiosa e literária de autoria do Padre Antônio Vieira. … Nele, Vieira usa de uma metáfora: pregar é semear. O tema, ou seja, o conceito predicável, do sermão é extraído, como regra, da passagem bíblica definida pelo calendário litúrgico: Semen est verbum Dei (S.

Que argumento o autor utiliza para inocentar Deus pelo pouco fruto obtido com suas palavras?

Na busca de identificar de quem é a “culpa” pelopouco fruto da Palavra de Deus”, o pregador inocenta de imediato, Deus, utilizando para isso um argumento de fé: “Esta proposição é de fé, definida no Concílio Tridentino”. O mesmo Concílio de Trento, que deu origem ao movimento da Contra-Reforma.

Como são divididos os sermões?

Escreveu cerca de duzentos sermões em estilo conceptista, isto é, que privilegia a retórica e o encadeamento lógico de ideias e conceitos. Estão formalmente divididos em três partes: Intróito ou Exórdio: a apresentação, introdução do assunto. Desenvolvimento ou argumento: defesa de uma ideia com base na argumentação.

Quem foi o Padre Antônio Vieira qual era seu objetivo de vida?

Padre Antônio Vieira é considerado o principal autor do barroco do Brasil e de Portugal. Grande orador de sua época, pregava com eloquência para índios, brancos, negros, brasileiros, africanos, portugueses, dominadores e dominados.

Qual a posição do pé Antônio Vieira sobre os índios?

Ainda de acordo com a posição defendida pela maioria dos autores da Segunda Escolástica, o Padre Vieira vai supor legítimas certas formas de organização política dos índios, bem como o direito de que mantenham consigo a posse de seus bens.

Quais são as partes constituintes de um sermão Barroco?

Estão formalmente divididos em três partes:

  • Intróito ou Exórdio: a apresentação, introdução do assunto.
  • Desenvolvimento ou argumento: defesa de uma ideia com base na argumentação.
  • Peroração: parte final, conclusão.