Vai ter Sairé?
Durante reunião na noite de terça-feira (16) entre Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e lideranças da vila de Alter Chão, em Santarém, oeste do Pará, foram as datas de realização do Sairé para quatro anos (2021 a 2024).
Qual é a maior manifestação folclórica do município de Santarém?
Realizada anualmente (no mês de setembro) o Festival Folclórico de Sairé é uma das maiores manifestações Folclóricas da Amazônia. Promovida há cerca de 300 anos pela comunidade de Alter do Chão, em Santarém (PA), o evento ganha adeptos em diversificadas regiões do País.
Em que cidade do Pará ocorre o Sairé?
O Sairé é uma manifestação cultural que ocorre em Alter do Chão, vila localizada no município de Santarém, Estado do Pará. Proibido pela Igreja Católica na década de 40, foi reorganizado por moradores em 1973.
Qual é a origem da festa do Sairé Alter do Chão Pa?
A secular festa do Sairé, da vila de Alter do Chão, em Santarém (PA), tem sua origem nos meados do século XVII, com a presença das missões católicas na região amazônica. Jesuítas e Franciscanos vieram de Portugal com a tarefa de transformar os indígenas em seguidores da fé cristã.
Quando é a festa do Boto em Alter do Chão?
A Festa do Sairé acontece todos os anos Vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém (PA) sempre no mês de Setembro, durando cinco dias, começando em uma quinta-fera e terminando em uma segunda-feira.
Qual o melhor mês para ir para Alter do Chão?
1- Melhor época para ir a Alter do Chão A melhor época para ver as famosas praias de rio (principais atrações da região, que engloba também Santarém e Belterra) é o chamado verão amazônico, temporada seca que vai de agosto a dezembro.
Quem são os personagens do Sairé?
Ritual dos botos o folclore dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa gira em torno da sedução, morte e ressurreição destes personagens, entre lendas regionais, tribos indígenas, a Cunhantã-iborari, a Principaleza do Lago Verde, a Rainha do çairé, o Tuxaua, o Pajé e os pescadores.
O que significa o arco do Sairé?
Arco do Sairé – é um semicírculo, adornado com fitas e flores coloridas. O arco tem três cruzes centrais, que representam a Santíssima Trindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo) e uma cruz na extremidade que representa a junção das três pessoas da Santíssima Trindade, em um só Deus.
Quando e onde aconteceu o primeiro Sairé?
Sairé | |
---|---|
Município do Brasil | |
História | |
Fundação | 23 de dezembro de 1963 (58 anos) |
Aniversário | 23 de dezembro |
Quem são os alferes no Sairé?
Funções dos personagens Alferes – Um carrega a bandeira vermelha do juiz e o outro carrega a bandeira branca da juíza. Juiz e Juíza – Organizam a festa do Sairé. Cada um assume a responsabilidade por um dos mastros levantados durante o evento. A juíza conduz a coroa do Divino Espírito Santo.
Como surgiu o Sairé?
A introdução do Sairé em Alter do Chão foi feita pelo padre jesuíta italiano João Maria Gorzoni, no século XVII, ensinando os índios a fabricar e tocar instrumentos musicais. Aos poucos, o evento foi incorporando outros elementos e sofrendo modificações.
Qual a origem da palavra Sairé?
Significado de Sairé substantivo masculino [Regionalismo: Amazônia] Espécie de cesto de cipó, feito em semicírculo e levado como andor por mulheres índias, ao som da música, em certas festas religiosas. Essa festa e dança popular. Etimologia (origem da palavra sairé). Do tupi sairé.
Qual a festa do Boto Cor-de-rosa?
O Festival dos Botos, como a festa também é conhecida, começou em 1997, quando a disputa foi incluída no Sairé, festa religiosa, pelos moradores de Alter do Chão, na época, uma vila. A partir de 1998, os botos passaram a se apresentar em um espaço próprio, o “Sairódromo” – onde a festa é realizada até hoje.
Qual é a festa que o boto Cor-de-rosa?
festas juninas
Os botos são mamíferos cetáceos que vivem nos rios amazônicos. Diz-se que, durante as festas juninas, o boto rosado aparece transformado em um rapaz elegantemente vestido de branco e sempre com um chapéu para cobrir a grande narina que não desaparece do topo de sua cabeça com a transformação.
Comentários