Qual passagem da bíblia fala de Jonas?
O Livro de Jonas fala foi tido como o profeta Jonas, filho de Amitai, que profetizou no Reino de Israel Setentrional, no século VII, no reinado de Jeroboão II. (Jonas 1:1; II Reis 14:25).
Onde fala de Jonas na barriga do peixe?
No evangelho segundo Mateus, Jesus faz uma referência a Jonas quando um dos escribas e fariseus pede um sinal para ele. Jesus diz que o sinal será o sinal de Jonas: a restauração de Jonas depois de três dias dentro do grande peixe prefigura a sua própria ressurreição.
O que a história de Jonas nos ensina?
Depois de Jonas ter tentado evitar pregar arrependimento ao povo de Nínive, ele percebeu a futilidade de tentar fugir de Jeová. A libertação milagrosa de Jonas de um “grande peixe” (Jonas 1:17) pode nos ensinar que o Senhor estende-nos Sua misericórdia quando nos arrependemos.
Qual o motivo de Jonas não queria pregar em Nínive?
No contexto do livro de Jonas, é afirmado que Deus determinou que Jonas viajasse para pregar em Nínive. Jonas desobedeceu a Deus, e não ficou por isso mesmo. Ao invés de fazer o que Deus mandou, Jonas foi para Társis. Então, aqui temos dois agravantes, a desobediência e a teimosia.
Como Jonas foi parar na barriga da baleia?
Quando alcançou a profundidade de 15m, foi surpreendido por uma baleia jubarte que o engoliu por inteiro e o ejetou, vivo. “Eu estava mergulhando para pegar lagostas quando uma baleia jubarte tentou me comer. Fiquei dentro de sua boca fechada por 30 a 40 segundos, antes de que ela emergisse e me cuspisse.
Onde fala na Bíblia sobre Jonas e a baleia?
De Jonas 1–4. Deus pediu a Jonas que cumprisse uma missão. Ele deveria ir a uma cidade chamada Nínive e chamar o povo ao arrependimento.
Porque Deus queria destruir a cidade de Nínive?
O livro de Naum contém a profecia de que Nínive, capital da Assíria, seria destruída por causa da iniquidade de seu povo.
Onde a baleia deixou Jonas?
Muitos afirmam que o peixe que engoliu Jonas vomitou-o “na praia de Nínive”. Dizem também que o povo de Nínive contemplou este espetáculo insólito e, como adoravam ao deus-peixe, imediatamente aceitaram a mensagem de Jonas.
Quem foi o homem que foi engolido pela baleia na Bíblia?
Nos textos bíblicos, o profeta Jonas foi chamado por Deus para viajar até Nínive e cometeu uma desobediência, ao rumar para Társis. Preso em uma tempestade, foi tragado por um “peixe gigante”, que o vomitou, três dias depois, assim que decidiu corrigir a rota.
Quais eram os pecados do povo de Nínive?
Os ninivitas eram conhecidos pela crueldade com que tratavam os guerreiros capturados, muitos dos quais eram cegados para que não fugissem. Jonas era considerado um profeta insensível, que não tinha interesse que os homens de Nínive, cruéis e inimigos de Israel se convertessem e fossem salvos.
Porque o povo de Nínive se arrependeu?
o. Os habitantes de Nínive fizeram várias coisas que contribuíram para seu arrependimento. Cite algumas delas. (Eles acreditaram em Jonas, jejuaram e oraram vestidos de saco e cobertos de cinzas e abandonaram o mau caminho.)
Por que Jonas desejou a morte?
7 Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte ao subir da alva, e feriu a aboboreira, e ela secou. 8 E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus ordenou um vento quente oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.
Onde fica a cidade de Nínive hoje?
Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava “bela”, encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque. Na Bíblia, Jonas é enviado a Nínive para converter o seu povo e, assim evitar a sua destruição (Jonas, 3, 1-10).
Porque o senhor queria destruir Nínive?
O livro de Naum contém a profecia de que Nínive, capital da Assíria, seria destruída por causa da iniquidade de seu povo.
Comentários