Qual o nome científico dado ao desmaio?
Síncope é um sintoma definido como perda súbita e transitória da consciência secundária a hipoperfusão cerebral difusa. Normalmente apresenta início súbito, curta duração e recuperação espontânea.
O que é síncope e como agir?
Síncope é a perda súbita da consciência e do tônus postural, mais conhecida como desmaio. O indivíduo fica flácido, cai e recupera-se espontaneamente. É comum que o desmaio seja antecedido por membros frios, pulso fraco e respiração superficial.
O que é ter uma síncope?
O desmaio ocorre pela diminuição do fluxo de sangue no cérebro. Em alguns casos, há fluxo adequado, mas insuficiência de oxigênio e/ou glicose. Outras causas associadas à síncope são doenças da válvula cardíaca, embolia pulmonar ou ataque cardíaco.
O que é síncope e lipotimia?
A lipotimia é uma condição médica muito confundida com a síncope (desmaios). Isso porque ambas causam alterações na percepção do corpo. Na lipotimia, o paciente se sente prestes a desmaiar, mas não chega à perda de consciência.
Qual o nome do produto que faz desmaiar?
Como a mielina absorve o clorofórmio, o funcionamento do sistema nervoso central fica comprometido. Por isso, a substância causa confusão mental, torpor, sensação de anestesia, tonturas, desmaio e até morte.
O que é síncope na enfermagem?
Síncope é a perda transitória da consciência secundária à hipoperfusão cerebral transitória. Caracteriza-se por um evento de início rápido, curta duração e recuperação espontânea (flu- xograma 1).
O que fazer quando uma pessoa tem uma síncope?
Primeiros socorros para a síncope
- Deite o paciente e eleve suas pernas para que a circulação seja estimulada. …
- Cheque o pulso do paciente para verificar a anormalidade dos batimentos cardíacos.
- No caso de desmaio, lembre-se de colocar a pessoa com a cabeça para o lado.
12 de nov. de 2015
O que não pode ser feito em caso de síncope?
Em caso de desmaio:
- Não dar água nem comida pois pode provocar asfixia;
- Não oferecer cloro, álcool ou qualquer produto com cheiro forte para respirar;
- Não sacudir a vítima, pois pode ter ocorrido alguma fratura e piorar a situação.
Quais sinais e sintomas de síncope?
Os sintomas da síncope incluem:
- visão turva (sem clareza ou nitidez);
- ligeira incapacidade de falar;
- náusea e ânsia de vômito;
- cefaleia (dor de cabeça);
- pensamentos confusos;
- pressão arterial baixa;
- respiração lenta;
- pulso fraco;
O que provoca Lipotimia?
A lipotimia é causada por anemia cerebral passageira (diminuição da oxigenação). As causas são variáveis, apesar disso estão quase sempre ligadas a fatores emocionais: visualização de sangue, do instrumental, etc. Pacientes hipotensos e bradicárdicos também estão mais susceptíveis a apresentar lipotimias.
O que pode causar a lipotimia?
A ansiedade ou medo pela anestesia, pelos instrumentais e até pelo comportamento do cirurgião dentista pode desenvolver a lipotimia ou até mesmo a síncope. A lipotimia pode ser ocasionada pela sensação iminente de desmaio sem perda da consciência.
O que fazer para provocar um desmaio?
O que pode causar um desmaio? Há diversos fatores que podem causar desmaios: ficar longos períodos sem comer, exposição demasiada ao sol, sofrer fortes emoções, estar em locais apertados e com pouco ar, cefaleia (dor de cabeça) e problemas no fluxo sanguíneo para o cérebro são uns dos principais causadores.
O que pode causar um desmaio?
O desmaio, também denominado síncope, é uma perda súbita de consciência. Ele ocorre quando a pressão arterial cai e não há oxigênio suficiente no cérebro. Às vezes, o desmaio pode parecer convulsão.
Como caracterizar síncope?
Síncope é definida como uma perda transitória e autolimitada da consciência, seguida de recuperação espontânea sem intervenção terapêutica, e habitualmente acompanhada de perda do tônus postural. O mecanismo final comum a todas as formas de Síncope, seja qual for a causa, é a hipoperfusão cerebral transitória.
Comentários