Qual o significado da palavra Cratera na Lua?
Significado de Cratera Depressões do terreno (principalmente na superfície lunar).
O que é o significado da palavra Cratera?
cra·te·ra |é| 1. [ Geologia ] Abertura por onde saem as matérias expelidas por um vulcão. 2. Grande taça com duas asas, por onde os antigos serviam o vinho.
O que forma uma Cratera?
Cratera (do grego κρατήρας, transl. kratí̱ras, “vaso”) é uma depressão existente no solo de qualquer corpo celeste. É caracterizada por bordas elevadas do que o terreno que as cerca. Pode ser provocada pelo impacto de um meteorito ou asteroide com a superfície de um planeta, satélites ou outros asteroides.
Qual é a causa das crateras?
Segundo a Wikipédia (2009) “cratera é uma depressão existente no solo da terra ou de qualquer outro corpo celeste. Pode ser provocada pelo impacto de um meteorito ou asteróide com a superfície dum planeta, satélites ou outros asteroides. O termo é também utilizado para designar a depressão formada pelos vulcões”.
O que é que tem na Lua?
A Lua possui um núcleo interno sólido e rico em ferro com 240 km de raio e um núcleo externo fluido composto essencialmente por ferro em fusão e com um raio de aproximadamente 300 km.
O que não existe na Lua?
O nosso satélite não tem atmosfera para proteger o ser humano ou outro ser vivo da exposição direta às radiações solares, como a radiação ultravioleta. Também não existe água e nem vulcões porque, ao contrario da Terra, a Lua tem a parte mais interna em estado sólido (não apresenta magma).
O que é se condensa?
Tornar ou ficar mais denso ou mais compacto.
Como se chama um buraco muito fundo?
4 depressão, fossa.
Como surge um sumidouro?
Eles ocorrem por meio de um processo de erosão, na qual uma capa de rocha sob o solo é dissolvida por águas ácidas. … Então, quando estas cavidades não suportam o peso da terra e da areia por cima delas, sua cobertura afunda e forma o que chamamos de sumidouro. Muitas vezes, aliás, os buracos se tornam lagoas.
Qual é a maior cratera do mundo?
Cratera de Vredefort
O nome dela é Cratera de Vredefort, com 30 km de diâmetro e 2 bilhões de anos. Considerada a maior e mais antiga cratera de impacto do planeta, ela fica localizada na África do Sul, em Vredefort.
Qual é a causa das crateras da lua?
Cerca de 80% da superfície lunar é coberta por crateras. … A teoria é de que a maioria das crateras foi formada por meteoritos que se chocaram contra a Lua, em um passado distante.
Qual é a origem das crateras da lua?
Surgidas pelo impacto de objetos como asteroides, as crateras são uma das características mais marcantes da Lua. … Os pesquisadores sabem que a estrutura foi formada por um objeto, provavelmente um asteroide, que caiu na Lua, mas não conseguem definir o que esse processo desencadeou no solo lunar.
O que é que tem dentro da Lua?
Assim que a lava se solidificava com o esfriamento da Lua, os impactos se firmavam e permaneceriam para sempre visíveis. Já as manchas mais claras da Lua são as chamadas terras altas, como os Montes Apeninos, os Pirineus, e outras elevações.
O que a Lua é composta?
A Lua é formada por núcleo, crosta e manto. O núcleo é sólido e rico em ferro. Seu raio é de aproximadamente 240 km. O manto, que é a camada intermediária entre o núcleo e a crosta, é formado basicamente por magnésio, ferro, silício e oxigênio.
Comentários