Qual o princípio da calda sulfocálcica?
Em citros orgânicos, a calda sulfocálcica é um dos poucos produtos químicos aceitos pelo Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural. É um sulfurado inorgânico que possui como princípio ativo o polissulfeto de cálcio, obtido pela dissolução de enxofre em pó e cal virgem ou hidratada.
Qual o princípio ativo da calda bordalesa?
Calda bordalesa ou mistura de Bordeaux é um fungicida agrícola tradicional, composto de sulfato de cobre (II), cal hidratada ou cal virgem e água, em simples mistura. Possui comprovada eficiência sobre diversas doenças fúngicas, principalmente infecções resultantes do Plasmopara viticola.
Para que serve a calda Sulfocáustica?
A calda sulfocálcica serve como fonte de nutrientes para as plantas, pois pode conter em torno de 19% de enxofre e 8% de cálcio. Importante! Para evitar a corrosão dos equipamentos, após o uso deve ocorrer à lavagem com uma solução de limão ou vinagre a 10% em água.
Qual a finalidade da calda bordalesa?
A calda bordalesa é um fungicida permitido na Agricultura Orgânica por ser o sulfato de cobre um produto pouco tóxico, e por melhorar o equilíbrio nutricional das plantas. A calda bordalesa é um fungicida que surgiu no século passado, na região de Bourdeaux, na França, para o controle de míldio em videiras.
Qual a diferença entre calda bordalesa e Sulfocalcica?
A calda bordalesa é composta de cal virgem (1 kg ) e sulfato de cobre (1 kg ), diluídos em 100 L de água. A calda sulfocálcica é composta de cal virgem (12,5 kg ) e de flor de enxofre (25 kg ), diluídos em 100 L de água.
Para que serve o sulfato de cobre nas plantas?
O Sulfato de Cobre Cupro Dimy pode ser utilizado em plantas ornamentais, hortaliças, frutíferas e bonsais para prevenir o aparecimento de fungos como podridão das raízes, antracnose, ferrugem, entre outras. Deve ser utilizado sem a mistura de qualquer outro produto.
Qual pH da calda bordalesa?
de 8 a 9
A calda bordalesa deverá ser aplicada com pH na faixa de 8 a 9. Quando a quantidade de cal é insuficiente para saturar o sulfato de cobre, devido a um baixo teor de óxido de cálcio, a calda permanecerá ácida e poderá queimar as folhas pulverizadas.
Como saber o pH da calda bordalesa?
0:0019:36Clipe sugerido · 58 segundosPH Certo aprenda a medir para não queimar suas plantas – YouTubeYouTube
Como usar calda sulfocálcica nas plantas?
Após utilizar o pulverizador, é importante que o mesmo seja bem higienizado para que não fiquem resquícios da calda sulfocálcica em seu interior. Antes de aplicar nas plantas, observe a tabela de diluição e calcule a relação entre temperatura da calda, concentração e quantidade de litros necessários para diluir.
Quando aplicar calda sulfocálcica?
Se aplicar demais pode queimar a planta, se aplicar pouco não funciona bem. Realizar as pulverizações nos horários mais frescos. Pela manhã, aplique depois que o orvalho nas plantas já secou. Pela tarde, aplique quando o sol estiver mais fraco.
Pode usar calda bordalesa na florada?
Para plantas novas, ou em brotação ou floração, diluir a calda bordalesa, acrescentando mais 10 litros de água (concentração de 0,5%). Evite aplicar em horários de sol quente.
O que causa antracnose?
A antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, ocorre em ramos, folhas, frutos e inflorescências. Os frutos podem apresentar manchas ou lesões escuras um pouco deprimidas por toda a sua superfície, desde o pedúnculo, e com aspecto úmido.
O que é pasta bordalesa?
A pasta bordalesa é utilizada em cortes ou ferimentos no tronco e nos ramos de frutíferas para evitar a entrada de doenças e o ataque de insetos. … O uso da pasta bordalesa deve ser feito em conjunto com outros tratamentos, como aplicações foliares de calda bordalesa, calda sulfocálcica e calda viçosa.
O que substitui a calda bordalesa?
A cal hidratada pode ser utilizada, desde que tenha boa qualidade; é mais prático e proporciona a mesma eficiência. Passar a calda por uma peneira fina, colocando-se mais água e agitando-se para passar pela peneira.
Comentários