Qual é o legado de Platão?
Está entre os principais filósofos gregos, cuja influência inspirou toda a Civilização Ocidental. Em sua obra, destacam-se a Teoria das Ideias ou Teoria das Formas e sua filosofia política no livro “A República”, no qual se encontra o mito da caverna.
Qual foi o legado deixado por Sócrates e Platão?
Graças a Sócrates, a dialética e a maiêutica se firmaram como bases do método filosófico. Saber dialogar no processo de busca da verdade, eis a síntese que edificou o saber ocidental. O filósofo buscava a verdade, algo negado em muitos “ambientes instruídos” e conceito desacreditado por autoinitulados “pensadores”.
Quais são as principais ideias de Platão?
A principal ideia de Platão envolve a defesa da teoria de um mundo das ideias onde estão os exemplares perfeitos e completos de tudo o que percebemos pelos sentidos.
Qual foi o maior legado deixado por Aristóteles?
Aristóteles, filósofo grego antigo, modificou o pensamento filosófico de sua época. O elemento de seu legado que principalmente influenciou a produção filosófica foi a sua classificação sistemática do conhecimento, que antes era composto por um emaranhado de saberes de áreas diferentes.
Qual é o maior legado de Sócrates?
Sócrates baseava-se na argumentação, insistindo que só se descobre a verdade pelo uso da razão. O seu legado reside sobretudo na sua convicção inabalável de que mesmo as questões mais abstractas admitem uma análise racional.
Qual foi a contribuição de Platão para a filosofia?
O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. Escreveu diversos diálogos filosóficos e fundou a Academia em Atenas, ou seja, é considerado o precursor do ensino superior no mundo ocidental.
Qual principal legado de Sócrates?
Sócrates baseava-se na argumentação, insistindo que só se descobre a verdade pelo uso da razão. O seu legado reside sobretudo na sua convicção inabalável de que mesmo as questões mais abstractas admitem uma análise racional.
Qual era o pensamento de Sócrates Platão e Aristóteles?
Uma é a idealista, que partiu de Platão (427-347 a.C.), seguidor de Sócrates. Ao distinguir o mundo concreto do mundo das idéias, deu a estas status de realidade; e a outra é a realista, partindo de Aristóteles (384-322 a.C.), discípulo de Platão que submeteu as idéias, às quais se chega pelo espírito, ao mundo real.
Qual seria o legado deixado por Aristóteles para a educação?
Aristóteles pensa a educação como causa da felicidade, pois acredita que todas as causas têm um fim. A educação seria a maneira de preparar o cidadão para a vida em sociedade, e essa vida em sociedade deveria se dar por meio de virtude calcada na boa educação e na prática de atos virtuosos.
Qual foi o principal pensamento de Aristóteles?
Aristóteles – Filosofia. Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.
O que defendia o Sócrates?
Ele buscava a virtude e a virtude não nasce da riqueza nem do culto ao corpo, tão próprio dos atenienses da época. O corpo tem que ser um instrumento da alma, da sabedoria. Conhecer a si mesmo é conhecer a própria alma. A missão de Sócrates é conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma.
Quem foi o mais importante discípulo de Sócrates?
Platão
Platão foi discípulo de Sócrates e um dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga.
Qual foi a contribuição de Sócrates para a filosofia?
A contribuição mais importante de Sócrates para a filosofia ocidental foi sua técnica para argumentar um ponto, conhecido como técnica socrática, que ele aplicou a muitas coisas, como verdade e justiça. Isso é descrito nos “Diálogos socráticos” de Platão.
Quais as principais contribuições de Aristóteles para a filosofia?
Aristóteles quis criar um método mais seguro e desenvolveu o sistema que ficou conhecido como silogismo. Ele consiste de três proposições – duas premissas e uma conclusão que, para ser válida, decorre das duas anteriores necessariamente, sem que haja outra opção. Exemplo clássico de silogismo é o seguinte.
Comentários