Qual é o foco narrativo do livro O Crime do Padre Amaro?
A narrativa é em terceira pessoa e o narrador tem onisciência, ou seja, conta a história com conhecimento dos pensamentos e das ações dos personagens. Isso facilita o processo de distanciamento entre o autor e a obra.
Qual a importância da obra O Crime do Padre Amaro?
O Crime do Padre Amaro é uma obra polêmica que chocou a Igreja Católica e a sociedade de Portugal e do Brasil na época em que fora publicada. … A ideia do escritor era mostrar a hipocrisia e corrupção dos membros do clero da Igreja e ainda, da sociedade provinciana e burguesa da época.
Quais eram as reais intenções de Amaro com Amélia?
Amaro – Conduzido ao sacerdócio por vontade de sua madrinha, cedo descobre o desejo pelas mulheres e a vontade de viver como um homem comum. Ao chegar a Leiria, se apaixona por Amélia e vai, gradualmente, deixando de lado todos os comportamentos esperados de um padre.
Qual crime o padre Amaro cometeu?
O Padre Amaro cometeu um crime, um crime que estava na sua essência humana: o crime do desejo, do amor. O amor que para a mulher é uma estrada florida que leva a maternidade e para o homem, para o macho, o amor é antes de tudo, a volúpia dos sentidos, o convite misterioso e irresistível da vida.
Qual o tema principal de O Primo Basílio?
Sua leitura reporta a um tema sempre presente na estética realista: o adultério, o mesmo tema do romance francês “Madame Bovary” (1857), de Gustave Flaubert e do romance brasileiro “Dom Casmurro” (1899), de Machado de Assis.
O que distingue as personagens femininas Luísa e Amélia das obras O Primo Basílio e O Crime do Padre Amaro?
Por conseguinte, Luísa, de O Pri- mo Basílio está ligada, evidentemente, ao adultério; Amélia, de O Crime do Padre Amaro à gula por motivos figurados; e Maria Edu- arda, de Os Maias, ao incesto, porque esta parece ter sido criada mais para ilustrar o argumento do incesto, do que o de ter um papel independente.
Quais sentimentos O desejo por Amélia desperta em Amaro?
QUESTÃO 1: Os diferentes sentimentos que o amor de Amélia desperta em Amaro, são: certos olhares de Amélia, o arfar desejoso do seu peito, os contatos lascivos dos joelhos e das mãos.
O que é o celibato na Igreja Católica?
Celibato é o estado em que determinada pessoa se compromete em não se casar ou manter relações sexuais com outra. Por norma, o celibato é uma prática comum entre alguns religiosos, que abdicam os “prazeres mundanos” para se dedicar exclusivamente a servir a Deus.
O que era a prática do celibato clerical?
Não há nada que indique que a Igreja Católica vá rever a norma a curto prazo, mas o próprio papa Francisco já afirmou: o celibato clerical, ou seja, o voto que obriga os padres a permanecerem castos, não é um dogma de fé – e, sim, um regulamento da Igreja.
Qual é a principal crítica ao Romantismo feita pela Obra O Primo Basílio?
A crítica de O Primo Basílio é contra toda a sociedade lisboeta, marcada pela ociosidade burguesa, a futilidade, a devassidão, a imoralidade, a hipocrisia social, a superficialidade nos relacionamentos, a falsidade e a arrogância que o dinheiro parece criar em certos indivíduos.
Qual foco narrativo do livro O Primo Basílio?
O foco narrativo aparece em terceira pessoa, e revela um narrador onisciente. Percebemos sua postura irônica, crítica, reforçando defeitos e vícios de certos personagens, o que não permite que seja imparcial. O tempo é cronológico, com uma sequência praticamente linear.
Quem manipula Luisa em O Primo Basílio?
e) Jorge e Leopoldina.
Quais são as características do realismo?
O realismo se caracteriza pela busca de uma representação mais verossímil da realidade por escritores, pintores, dramaturgos, músicos e escultores. Os artistas realistas prezam pela objetividade em suas obras, tendo atenção para as situações do dia a dia.
O que é um romance de tese?
As obras naturalistas são também chamadas de romances de tese: apresentam um ponto de vista e tentam demonstrá-lo através dos fatos narrados. Em geral, focalizam o lado patológico dos indivíduos ou da sociedade, ou seja, as piores situações sociais, como: traição, atentado ao pudor, exploração sexual etc.
Comentários