Qual o objetivo da psicologia da saúde?

Quais os objetivos da Psicologia da Saúde?

A finalidade principal da Psicologia da Saúde é compreender como é possível, através de intervenções psicológicas, contribuir para a melhoria do bem-estar dos indivíduos e das comunidades (Teixeira, 2004).

Quais são os quatro objetivos da Psicologia da Saúde?

A psicologia da saúde, que tem por objetivo a promoção e manutenção da saúde e à prevenção da doença, resulta da integração das contribuições específicas de diversas áreas do conhecimento psicológico (psicologia clínica, psicologia comunitária, psicologia social, psicobiologia) que tinham por objetivo a promoção de

Qual a importância da psicologia para a área da saúde?

A psicologia na saúde objetiva o aperfeiçoamento da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças. Muitas práticas clínicas buscam não apenas modificar o ambiente dos pacientes e sua resposta a estímulos, mas também a mudança de seus pensamentos, crenças, sentimentos e atitudes em relação à saúde.

Qual o objetivo inicial da psicologia?

Psicologia é a área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma) e logía (estudo). O objetivo da psicologia é diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança de comportamentos humanos.

Quais são os objetivos da psicologia na promoção da saúde do trabalhador?

A atuação do psicólogo no contexto da saúde do trabalhador revisa abordagens medicas e o conceito tradicional de doenças no sentido biológico e psicológico na qual formará a subjetividade do sujeito.

Quais as áreas específicas da saúde em relação a psicologia?

As 12 principais áreas de atuação da Psicologia

  1. Psicologia Educacional. …
  2. Psicologia Organizacional ou Empresarial. …
  3. Psicologia Esportiva. …
  4. Psicologia do Trânsito. …
  5. Psicologia Clínica e Hospitalar. …
  6. Psicologia Social. …
  7. Psicologia Ambiental. …
  8. Neuropsicologia.

Qual a importância do estudo da Psicologia para o profissional da enfermagem?

Assim sendo, a psicologia é uma ciência significativa na área da enfermagem, pois busca compreender o ser humano, na qual possibilita adquirir conhecimentos e habilidades imprescindíveis para uma melhor ação do enfermeiro em relação as necessidades e bem-estar do paciente.

Qual a importância da Psicologia na vida do ser humano?

A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.

Qual é o objecto é objectivo da psicologia?

Mudar. Finalmente, e talvez mais importante, a psicologia se esforça para mudar, influênciar ou controlar o comportamento para realizar mudanças construtivas e duradouras na vida das pessoas. Como você aprendeu acima, os quatro principais objetivos da psicologia são: descrever, explicar, prever e mudar o comportamento.

O que é objetivo para psicologia?

Então, como você aprendeu, os quatro objetivos principais da psicologia são descrever, explicar, prever e mudar o comportamento. Em muitos aspectos, esses objetivos são semelhantes aos tipos de coisas que você provavelmente faz todos os dias ao interagir com outras pessoas.

Qual a importância da psicologia dentro da saúde do trabalhador?

A Psicologia tem oferecido uma relevante contribuição para a compreensão da subjetividade do trabalhador, sobretudo no que concerne às vivências de sofrimento no trabalho e às patologias dele decorrentes.

Quais as contribuições da psicologia para o campo da saúde mental do trabalhador?

Pode-se dizer que, no âmbito SUS, o campo da saúde mental e trabalho encontra nos psicólogos importante base técnica de sustentação. A psicologia tem oferecido contribuição para a compreensão da subjetividade do trabalhador, sobretudo nas vivências de sofrimento no trabalho e nas patologias dele decorrentes.

Quais são as áreas de psicologia?

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) classifica a Psicologia como sendo parte das Ciências Humanas. Junto com áreas como a Sociologia, Antropologia, Filosofia e História, compreende o estudo do ser humano a partir de suas produções e relações sociais.

Quais são as áreas de estudo da psicologia?

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”.