Qual objetivo da Nova História?
A nova história é a história das soberanias: trata-se de estabelecer uma história que banaliza as formas de representação coletivas e as estruturas mentais das sociedades, cabendo ao historiador a análise e interpretação crítica dos dados.
O que é a teoria da Nova História?
Nova História Esta corrente é primeiramente a História das Mentalidades. Propõe que para compreendê-la é preciso estabelecer uma história serial das estruturas mentais das sociedades e cabe ao historiador a análise desses dados. A História, então, estaria ligada ao pensamento da sociedade em determinado período.
Qual a diferença entre a história tradicional e a Nova História?
O paradigma tradicional procura uma verdade, ou uma versão exata. Com a história nova, existe o tratamento que considera a representação de verdades, de versões que se aproximam, que se distanciam, ou não da verdade absoluta que para esta categoria não existe.
Qual a importância da nova abordagem sobre a história?
A Nova História trouxe uma pluralização de novas temáticas e, nesse sentido, uma atenção especial seria dada às formas de perceber a sociedade através da cultura. A história das classes subalternas, dos marginas ou daqueles “vistos de baixo” passaram a ter um diálogo frutífero no campo da cultura.
Quais são as principais características da nova história?
Para além da revolução documental a História Nova também abarcou novos domínios e conceitos, entre os seus principais estão à história da longa duração, história das estruturas, antropologia histórica, história das mentalidades, história da cultura material, dos marginais e do imaginário.
O que a história cultural trouxe de novo?
A Nova História Cultural trouxe novos paradigmas, dentre eles o de prática e repre- sentação, “a história das práticas religiosas e não da teologia, a história da fala e não da lingüística, a história do experimento e não da teoria cientifica” (p. 78).
Quais são as teorias da história?
Entre exemplos examinados, os filósofos Kant, Voltaire e Hegel são enfatizados; entre as teorias da história, consideraremos os três principais paradigmas historiográficos do século XIX: o Positivismo, o Historicismo e o Materialismo Histórico.
O que significa história tradicional?
Histórias tradicionais, ou histórias sobre tradições, diferem tanto da ficção como da não ficção, em que a importância de transmitir a cosmovisão da história é geralmente entendida como transcendendo uma necessidade imediata de estabelecer sua categorização como imaginária ou factual.
Quais são as principais características da nova história política e como ela se diferencia da história política tradicional?
Trata-se de uma história política diferente daquela praticada por historiadores do século XIX e inicio do século seguinte. É uma história nova, reformulada, resignificada, sinal de uma reação e indício da necessidade de adaptar-se a pesquisa às questões do tempo vivido pelo historiador.
Como surgiu a nova história?
2 – A NOVA HISTÓRIA CULTURAL E SEUS HISTORIADORES A Nova História Cultural surgiu na França, com a escola dos Annales (1929 – 1989), cujos líderes Lucien Febvre e Marc Bloch tinham como princípio dialogar com outras ciências, como a psicologia, a antropologia, a sociologia e a geografia.
Quais são as principais características da Escola dos Annales?
Influenciados pelas ideias durkheimiana os Annales dão importancia a interdisciplinaridades, deveria haver uma unidade entre a História e as ciências sociais, de forma que as formas de pensar em História, estejam abertas as problemáticas e a metodologias existentes em outras ciências sociais.
O que é a nova história cultural?
A Nova História Cultural surgiu na França, com a escola dos Annales (1929 – 1989), cujos líderes Lucien Febvre e Marc Bloch tinham como princípio dialogar com outras ciências, como a psicologia, a antropologia, a sociologia e a geografia.
Qual a proposta da história cultural?
De acordo com ela: “pode-se dizer que a proposta da História Cultural seria, pois, decifrar a realidade do passado por meio das suas representações, tentando chegar àquelas formas, discursivas e imagéti- cas, pelas quais os homens expressam a si próprios e o mundo” (PESAVENTO, 2005, p. 42).
O que é teoria da história três significados possíveis?
Teoria da história, dessa perspectiva, refere- se às interpretações possíveis acerca da história em si. Elas podem ser agrupadas em duas categorias, as ditas filosofias especulativas da história, ou simplesmente filosofias da história e as teorias sobre aspectos específicos da história.
Comentários