Qual o objetivo da Dra Nise da Silveira?

Qual era o objetivo de Nise da Silveira?

Nise Magalhães da Silveira nasceu em 1905 e ajudou a escrever e revolucionar a história da psiquiatria no Brasil e no mundo. Nascida em Maceió, Alagoas, ela ficou conhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico e era contrária às formas agressivas usadas em sua época, como o eletrochoque.

Qual era a teoria de Nise da Silveira?

Nise da Silveira ressalta que o hospital, ao invés de asilar o doente, deveria restabelecer as relações do mesmo com o meio, diminuindo também o número das reinternações em hospitais psiquiátricos (Silveira, 1966).

O que Nise da Silveira usava para tratar seus pacientes?

Nise trocava constantes cartas com Jung, que se interessou muito pelas iniciativas realizadas em terras brasileiras. A médica também foi pioneira ao enxergar o valor terapêutico da interação dos internos com animais. Ela permitia que seus pacientes cuidassem de vira-latas que viviam nos pátios do hospital.

Qual método Nise adotou para tratar de forma mais humanizada os pacientes?

Através da Terapia Ocupacional ela encontrou uma forma de tratamento para os portadores de transtornos mentais, onde resgatou a autonomia, a criatividade e a capacidade de eles se comunicarem uns com os outros.

Qual é a importância do trabalho realizado por Nise para a área da saúde?

A ideia de Nise, após os bons resultados que ela e sua equipe obtiveram em relação aos pacientes, era consolidar a atividade terapêutica como uma prática efetiva e modalidade da psicoterapia a ser considerada e levada a sério, com base em teorias e estatística.

Qual a importância de Nise da Silveira na reforma psiquiátrica no Brasil discorra sobre o assunto?

Doutora Nise foi uma pioneira ao não considerar o tratamento da época único, suficiente e capaz de compreender toda a complexidade da loucura. Foi ela quem mais nos ajudou a perceber no estudo da esquizofrenia “onde a gata encontra seus filhotes” (Lacan, sobre a psicanálise).

Qual abordagem e qual conceito embasam o trabalho de Nise da Silveira em arte terapia?

Outros aspectos a embasar a crítica de Nise da Silveira à arteterapia é que esta se caracteriza pela intervenção do terapeuta, enquanto, na prática adotada em Engenho de Dentro, as atividades realizadas pelos pacientes eram absolutamente livres, suas criações davam-se espontaneamente a partir do material …

Por que Nise da Silveira chamava os pacientes de clientes?

Nise da Silveira rejeitava a palavra paciente em relação aos internos dos hospitais psiquiátricos. Ela determinava o uso de clientes para reforçar a relação de troca, mas preferia sempre se referir a eles pelos nomes. Cada pessoa é um universo.

Qual o papel de destaque que Nise faz durante a assistência aos pacientes?

Nesse espaço, Nise constrói o ateliê de pintura e desenvolve a sua assistência aos clientes (forma como eram denominados os pacientes) por meio de recursos artísticos, abolindo intervenções violentas, incentivando as relações de afeto e o convívio com animais domésticos.

Como o trabalho da Dra Nise contribuiu para a reforma psiquiátrica?

Por 28 anos, Nise dirigiu o Setor de Terapêutica Ocupacional e Reabilitação do antigo Centro Psiquiátrico Pedro II, hoje Instituto Municipal Nise da Silveira, desenvolvendo atividades que estimulavam os pacientes, aumentando sua interação com o meio, ao usar de diversas formas artísticas para expressão do próprio ego ( …

Quais os principais conceitos apresentados no filme Nise?

O filme relata a luta enfrentada pela psiquiatra Nise da Silveira, a qual se recusava a utilizar as técnicas da lobotomia e do eletrochoque em pacientes considerados perigosos e com quadros psiquiátricos compreendidos como crônicos e irreversíveis.

Qual foi o legado de Nise da Silveira?

Expoente da luta antimanicomial, Nise é pioneira da terapia ocupacional e ajudou a mudar os rumos dos tratamentos psiquiátricos no Brasil, ao se rebelar contra os métodos agressivos aplicados em pacientes com transtornos mentais, como eletrochoque, camisa de força e confinamento.

Como foi o primeiro contato de Nise com os pacientes?

Além da arte, o contato com cães e gatos também foi um dos tratamentos introduzidos por Silveira no Brasil. Os pacientes podiam cuidar dos animais que estavam nos espaços abertos do centro, estabelecendo vínculos afetivos. A psiquiatra escreveu um livro dedicado aos felinos, chamado Gatos, a Emoção de Lidar.

Qual o papel de Nise da Silveira na arteterapia?

Pioneira nas pesquisas das relações emocionais entre pacientes e animais, defendia o fim de tratamentos tradicionais, como o eletrochoque ( recurso cruel e muito utilizado no passado), insulinoterapia e lobotomia, confinamento clínico e uso de drogas.