Qual a definição de Walton sobre qualidade de vida no trabalho?
Segundo Walton (1973), o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho é a garantia de maior produtividade e eficácia dentro da organização.
Quais os critérios da QVT?
Nesta análise, foi correlacionado separadamente o escore referente ao nível de instrução com os oito critérios de QVT propostos por Walton (1973): compensação justa e adequada, condições de trabalho, uso e desenvolvimento de capacidades, oportunidade de crescimento e segurança, integração social na organização, …
Quais os aspectos considerados no modelo de QVT dos autores Nadler e Nawler?
Nadler e Lawler partem do preceito de que os indicadores da qualidade de vida no trabalho devem, mutuamente, contemplar o bem-estar do indivíduo e a melhoria da produtividade. Com base nessa perspectiva, os autores elencam quatro indicadores, abarcados pelas esferas psicológica, organizacional, econômica e ambiental.
O que é compensação justa e adequada Walton?
O modelo de Walton (1973) procurou identificar as condições da QVT diante de oito categorias conceituais, que segundo Vieira (1996) podem ser descritas da seguinte maneira, no quadro abaixo: Compensação justa e adequada: Pode ser vislumbrada através da adequada remuneração ao trabalho além de critérios de equidade.
Quais são os 8 aspectos de Walton?
O modelo de Walton sugere oito categorias que enfatizam os fatores de influência na QVT, sendo eles: compensação justa e adequada, condições de trabalho, uso das capacidades, oportunidades, integração social, constitucionalismo, trabalho e vida, relevância social.
O que é qualidade de vida no ambiente de trabalho?
A qualidade de vida no ambiente de trabalho visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao ao desenvolver suas atividades na organização através de ações para o desenvolvimento pessoal e profissional.
O que são as condições de trabalho?
De um modo geral, as condições de trabalho abrangem uma ampla gama de tópicos e questões, desde o tempo de trabalho (horas de trabalho, períodos de descanso e horários de trabalho) até à remuneração, bem como as condições físicas e as exigências do foro mental existentes no local de trabalho.
O que é compensação justa e adequada?
1) Compensação Justa e Adequada: refere-se à mensuração da QVT em relação à remuneração, ou seja, a compensação monetária recebida pelo trabalho realizado.
O que é remuneração justa e adequada?
a) Compensação justa e adequada: compreende uma remuneração adequada às necessidades dos indivíduos, em que prevaleça uma equidade interna e externa à organização. … Relaciona-se também ao ambiente físico e ao tipo de trabalho ou forma como este está inserido na organizado.
Quais são os 5 fatores Segundo Valle 2017 que são considerados básicos para a satisfacao no trabalho?
No presente estudo, a satisfação no trabalho foi analisada na perspectiva de 5 dimensões, as quais são: satisfação com colegas, satisfação com a chefia, satisfação com o salário, satisfação com a natureza do trabalho e satisfação com as promoções.
O que é qualidade de vida?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Qual o principal objetivo da qualidade de vida no trabalho?
Criar um programa de qualidade de vida no trabalho tem como principal objetivo promover a satisfação, o bem-estar e a saúde dos colaboradores dentro do ambiente corporativo. Sem essa iniciativa, é comum perceber desânimo, conflitos, inquietação e isolamento entre a equipe.
Quais são as condições de trabalho?
O que são condições mínimas de trabalho?
- O tempo mínimo de descanso para que o colaborador se recupere e tenha tempo para sociabilizar entre uma jornada e outra;
- O valor mínimo que ele deve receber mensalmente para garantir sustento;
- Bem-estar e saúde;
- Alimentação do trabalhador e condições de higiene;
Como são as condições de trabalho hoje em dia?
A força de trabalho brasileira se tornou crescentemente precária, sendo que o número de trabalhadores empregados no regime de conta própria é crescente e alcança 24,1 milhões de trabalhadores nesta condição, sendo que mais de 41 milhões de trabalhadores se encontram sob uma das condições de informalidade, sendo …
Comentários