Qual o método socrático de induzir as pessoas a descobrirem as suas próprias verdades?
O método socrático de induzir as pessoas a descobrirem as suas próprias verdades, que deu origem ao método pedagógico que permite ao professor dirigir as pesquisas do aluno, deixando que ele descubra a verdade por seus próprios meios, também é conhecido como: Indução. Dedução.
Qual é o método socrático?
O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.
O que é ironia e maiêutica?
É o que revela sua frase: “Só se pode alcançar a verdade se dela a alma estiver grávida”. A primeira fase desse método, momento em que são feitas as perguntas, é chamada ironia. A maiêutica seria a parte final desse método, quando o conhecimento “nasce” a partir das conclusões tiradas pelo próprio interlocutor.
Como funcionava a maiêutica?
A maiêutica socrática consistia num método de sucessivas perguntas pela essência das coisas. Sócrates lançava uma pergunta, o interlocutor respondia-a, Sócrates perguntava novamente sobre um conceito em cima da resposta anterior, e assim por diante.
É correto afirmar que Platão nunca encontrou Sócrates pessoalmente?
c) outra resposta. É correto afirmarmos que Platão nunca encontrou Sócrates pessoalmente? a) Sim. Nunca se encontraram.
É correto afirmar que a Filosofia surgiu quando os seres humanos?
A filosofia surgiu quando alguns pensadores da Grécia Antiga perceberam que as verdades do mundo e dos seres humanos não eram segredos ou mistérios que chegavam ao conhecimento quando revelados por divindades para alguns indivíduos ………. e que, ao contrário, poderiam ser conhecidas por todos os humanos através de …
O que é o pensamento socrático?
O questionamento socrático, também conhecido como maiêutica socrática ou até mesmo método socrático, foi desenvolvido por Sócrates no século IV a.C. Ele aponta que o indivíduo é guiado à descoberta da verdade sobre um tema específico através das perguntas que são feitas a ele sobre esse assunto.
O que é o método de análise conceitual socrático?
8. Qual o sentido do método de análise conceitual socrático? – Buscar a definição de uma determinada coisa, geralmente uma virtude ou uma qualidade moral.
O que é ironia e exemplos?
Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga. A tartaruga é um animal que anda devagar. Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.
O que é ironia na filosofia?
Ironia significa simulação. É a capacidade que permite a simulação subtil de dizer uma coisa pensando em outra. Desta forma a ironia é uma atitude mental de um indivíduo perspicaz e ágil de raciocínio.
Qual era o método utilizado pela filosofia?
O Método que Sócrates empregava para alcançar a verdade era a chamada Maiêutica. Segundo ele, a Maiêutica era um diálogo focado em aflorar o conhecimento nas pessoas de maneira paulatina. Isto é, aos poucos ir se aproximando da verdade por meio de um diálogo lento e gradual.
Quanto à Platão é correto afirmar que o mesmo foi o quê de Sócrates?
O filósofo Platão nasceu em Atenas. Foi professor de Aristóteles e discípulo de Sócrates. É considerado um dos filósofos mais estudados e conhecidos da atualidade. … Ele imortalizou citações de muitos filósofos da Grécia antiga, tais como Sócrates, Parmênides, Heráclito e Pitágoras.
O que o Platão acreditava?
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
É correto afirmar que a Filosofia?
(UEL) Ainda sobre o mesmo tema, é correto afirmar que a filosofia: Surgiu como um discurso teórico, sem embasamento na realidade sensível, e em oposição aos mitos gregos. Retomou os temas da mitologia grega, mas de forma racional, formulando hipóteses lógico-argumentativas.
Comentários