Qual o mecanismo de ação do metildopa?

Qual o mecanismo de ação da metildopa?

Metildopa é dialisável. Mecanismo de Ação: Seu efeito provavelmente se deve ao metabólito α-metilnorepinefrina, que atua como falso transmissor, estimulando os receptores α2-adrenérgicos centrais, resultando em diminuição do estímulo simpático do sistema nervoso central (SNC) para o coração, rins e vasos periféricos.

Qual o mecanismo de ação da clonidina e da metildopa?

Atua estimulando certos receptores cerebrais (do tipo alfa-2 adrenérgico) que por sua vez relaxam os vasos sanguíneos de outras partes do corpo, promovendo a vasodilatação. Tem especificidade pelos receptores pré-sinápticos α2 no sistema vasomotor do SNC.

Qual a classe farmacológica do metildopa?

Metildopa ou L-alfa-metildopa (abreviatura de L-α-Metil-3,4-Dihidro-Oxi-Phenil-Alanina) é um pró-fármaco anti-hipertensivo usado especialmente para hipertensão gestacional e pré-eclampsia. É um agonista alfa-adrenérgico selectivo para alfa2.

Qual o princípio ativo do metildopa?

Características do Produto

Forma Farmacêutica Comprimido revestido
Categoria do Medicamento Genérico
Princípio Ativo Metildopa
Dosagem 250mg
Registro MS 1023505640028 1/9

Qual o mecanismo de ação do atenolol?

O atenolol é um bloqueador beta-1 seletivo, ou seja, ele age predominantemente nos receptores beta-1. O alvo principal da sua ação é o coração. Como resultado do bloqueio dos receptores beta-1, o atenolol promove: Redução da frequência cardíaca.

Como a metildopa diminui a pressão arterial?

O efeito anti-hipertensivo da metildopa deve-se provavelmente à sua transformação em alfametilnoradrenalina, que reduz a pressão arterial por estimulação dos receptores inibitórios alfa-adrenérgicos centrais, falsa neurotransmissão e/ou redução da atividade da renina plasmática.

Qual o mecanismo de ação da clonidina?

O Cloridrato de Clonidina atua essencialmente sobre o sistema nervoso central, reduzindo o fluxo adrenérgico simpático e diminuindo a resistência vascular periférica, resistência vascular renal, frequência cardíaca e pressão arterial.

Qual o mecanismo de ação do Propranolol?

É um bloqueador não seletivo (bloqueia B1 e B2). Diminui a frequência cardíaca (bloqueio B1), a pressão arterial (possivelmente por diminuir o débito cardíaco e a inibição da liberação de renina pelos rins). Funciona com antianginoso por diminuir a demanda de oxigênio pelo miocárdio.

Qual a via de administração do metildopa?

doses em termos de Metildopa. tomar o produto sempre à mesma hora do dia. iniciar com 250 mg, 2 ou 3 vezes por dia durante 2 dias; se necessário, ir ajustando a dose com intervalo de pelo menos 2 dias. Manutenção varia de 500 mg a 2 g por dia, divididos em 2 a 4 tomadas.

Qual a diferença entre metildopa e losartana?

Não são a mesma substância. Pertencem à mesma classe de bloqueadores da angiotensina aldosterona. E você utiliza doses mais elevadas. O ideal seria procurar um cardiologista, mesmo por teleconsulta para uma melhor orientação e acompanhamento.

Qual remédio substitui metildopa?

Princípio Ativo: metildopa

Referência Princípio Ativo Similar Equivalente
Aldomet metildopa Etildopanan
Aldomet metildopa Furp – Metildopa
Aldomet metildopa Tensioval
Aldomet metildopa Tensioval

Para que é indicado o atenolol?

Atenolol é indicado para pacientes com hipertensão arterial, angina pectoris (dor no peito ao esforço), arritmias cardíacas e infarto do miocárdio.

Qual o mecanismo de ação do propranolol?

É um bloqueador não seletivo (bloqueia B1 e B2). Diminui a frequência cardíaca (bloqueio B1), a pressão arterial (possivelmente por diminuir o débito cardíaco e a inibição da liberação de renina pelos rins). Funciona com antianginoso por diminuir a demanda de oxigênio pelo miocárdio.

Quem tem pressão alta pode tomar metildopa?

Metildopa, para o que é indicado e para o que serve? Este medicamento é destinado ao tratamento de hipertensão (leve, moderada ou grave).