Qual o mecanismo de ação da aspirina clopidogrel e da ticlopidina?
Os derivados tienopiridínicos, ticlopidina e clopidogrel, agem inibindo a ação do difosfato de adenosina e, portanto, impedindo a ativação plaquetária. Importantes estudos clínicos demonstraram que esses fármacos apresentam benefícios comparáveis aos da aspirina.
Qual o mecanismo de ação do ácido Acetil-salicílico?
Farmacocinética. O ácido acetilsalicílico inibe a agregação plaquetária bloqueando a síntese do tromboxano A2 nas plaquetas. Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição irreversível da ciclooxigenase (COX-1).
Qual a diferença entre AAS e clopidogrel?
Quando comparadas com a aspirina, as tienopiridinas (ticlopidina e clopidogrel) foram discretamente superiores na prevenção de eventos cardiovasculares maiores, sendo essa diferença mais importante em relação à redução de acidente vascular cerebral (NNT=142).
Qual a classe farmacológica do clopidogrel?
O clopidogrel é um anti-agregante plaquetário que age como inibidor do receptor de ADP plaquetário.
Qual o mecanismo de ação da ticlopidina?
O Cloridrato de Ticlopidina interfere com a agregação plaquetária inibindo a ligação ADP-dependente do fibrinogênio à membrana da plaqueta; sua ação não envolve inibição da ciclo-oxigenase, como ocorre com o ácido acetilsalicílico.
Qual o mecanismo de ação dos anticoagulantes?
O medicamento anticoagulante atua bloqueando a ação das substâncias do organismo que promovem a coagulação do sangue. O resultado dessa atuação, como já mencionamos no início do post, é deixar o sangue mais líquido, a fim de circular de maneira livre pelos vasos sanguíneos.
Qual é a função do ácido acetilsalicílico?
Disponível desde o início dos anos 1900, o ácido acetilsalicílico é um dos medicamentos mais usados do mundo para o controle da dor e da febre. Um de seus componentes, o salicilato, deriva do salgueiro, e suas propriedades já eram conhecidas há 4.000 anos.
Qual é a ação do AAS sobre a coagulação?
A Aspirina tem como um dos seus efeitos inibir essa agregação das plaquetas, tornando o processo inicial da coagulação mais difícil de ocorrer. Esse é o efeito conhecido popularmente por “afinar o sangue”.
Pode tomar AAS junto com clopidogrel?
O uso de ácido acetilsalicílico (AAS) reduz o risco de recorrência de AVCI em cerca de 20%. A associação de clopidogrel ao AAS potencializa a redução do risco de eventos trombóticos em pacientes com síndrome coronarianas agudas.
Para que serve AAS e clopidogrel?
Fibrilação atrial Bissulfato de Clopidogrel em combinação com AAS demonstrou reduzir a taxa do desfecho combinado de AVC, infarto do miocárdio (IM), embolismo sistêmico fora do sistema nervoso central, ou morte vascular, basicamente devida à redução de AVC.
Qual a classe do medicamento AAS?
50-78-2Ácido acetilsalicílico / Número CAS
Qual o nome comercial do clopidogrel?
PLAVIX é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada bissulfato de clopidogrel e pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como antiplaquetários.
Para que serve a ticlopidina?
Cloridrato De Ticlopidina é prescrito pelo médico para evitar a formação de trombos (coágulos), prevenindo assim a ocorrência de infarto do miocárdio, obstrução em um vaso sanguíneo no cérebro (acidente vascular cerebral isquêmico) ou outras doenças decorrentes da obstrução dos vasos sanguíneos por trombose (formação, …
Qual o mecanismo de ação de um inibidor da agregação plaquetária?
Seu principal mecanismo de ação é a inibição irreversível da atividade das isoenzimas cicloxigenase – COX 1 (plaquetas, estômago e rim) e COX 2 (SNC, traquéia, rim, células endoteliais, testículos, ovários etc), que propiciam a transformação do ácido aracdônico em PGH2, que é o precursor imediato da PGD2, PGE2, PGF2a, …
Comentários