Qual o mecanismo de ação do levofloxacino?
O mecanismo de ação do levofloxacino e de outros antimicrobianos fluoroquinolônicos envolve a inibição da topoisomerase bacteriana IV e da DNA-girase (ambas são topoisomerases bacterianas tipo II), enzimas necessárias para a replicação, transcrição, restauração e recombinação do DNA.
Qual a função do medicamento levofloxacina?
Serve para o tratamento de infecções complicadas e não complicadas causadas por microrganismos sensíveis ao levofloxacino, como: Infecções do trato respiratório superior e inferior, incluindo sinusite, exacerbações agudas de bronquite crônica e pneumonia.
Qual o principal mecanismo de ação das quinolonas?
O mecanismo de ação ocorre quando, as quinolonas inibem a síntese do DNA bacteriano, ocorrendo assim, a morte da bactéria. Os principais alvos na ação dessas drogas são a inibição de atividades das enzimas DNA girase (Topoisomerase II) e da topoisomerase IV.
Quais as vias de administração do levofloxacino?
O Levofloxacino solução injetável só deve ser administrado por infusão intravenosa; não deve ser administrado por via intramuscular, intraperitoneal ou subcutânea. Atenção: deve-se evitar a infusão intravenosa rápida ou em “bolus”.
Quais bactérias são sensíveis ao levofloxacino?
Organismos sensiveis
- Enterococcus faecalis.
- Staphylococcus aureus.
- Staphylococcus epidermidis.
- Staphylococcus saprophyticus.
- Streptococcus pneumoniae.
- Streptococcus pyogenes.
Qual o mecanismo de ação do Ciprofloxacino?
A ação bactericida do ciprofloxacino resulta da inibição da topoisomerase bacteriana do tipo II (DNA girase) e topoisomerase IV, necessárias para a replicação, transcrição, reparo e recombinação do DNA bacteriano.
Para que serve levofloxacino serve para infecção urinária?
A levofloxacina pode ser usada no tratamento da infecção do trato urinário pelas bactérias mais comuns. Pode ser usada no tratamento da gonorreia, apesar de existirem bactérias resistentes a este antibiótico. A azitromicina pode ser usada no tratamento da clamidia, micoplasma e ureaplasma.
Quanto tempo o antibiótico levofloxacino leva para fazer efeito?
A duração do tratamento varia de acordo com o resultado clínico, com o período máximo de duração de 14 dias. Assim como para outros antibióticos, o tratamento com levofloxacino deve ser continuado por um período mínimo de 48 a 72 horas após a febre ceder e quando há evidência de erradicação do patógeno.
Qual o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos?
Qual o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos? Os aminoglicosídeos são inibidores da síntese das proteínas e têm como local de ação a subunidade 30S do ribossoma bacteriano. A sua ligação a um determinado local do rRNA 16S da subunidade 30S do ribossoma reflete-se na tradução do mRNA.
Qual o mecanismo de ação do ciprofloxacino?
A ação bactericida do ciprofloxacino resulta da inibição da topoisomerase bacteriana do tipo II (DNA girase) e topoisomerase IV, necessárias para a replicação, transcrição, reparo e recombinação do DNA bacteriano.
Como tomar o levofloxacino 500mg?
A dose usual do antibiótico levofloxacino para infecções não complicadas é de 500 mg nas 24 horas. Entretanto, dependendo da gravidade ou extensão do processo infeccioso, bem como do estado geral do paciente, pode ser prescrita uma dose de 500 mg a cada 12 horas.
Como devo tomar levofloxacino 750 mg?
A posologia recomendada é de 1 comprimido uma vez ao dia por 3 a 5 dias ou de acordo com a indicação médica.
- Sinusite aguda bacteriana: 1 comprimido uma vez ao dia por 5 dias.
- Pneumonia adquirida na comunidade: 1 comprimido uma vez ao dia por 5 dias;
- Infecções do trato urinário complicadas: …
- Pielonefrite aguda:
Qual o efeito colateral do levofloxacino?
Comum: náusea, vômito, diarreia, indigestão, constipação, dor abdominal. Incomum: anorexia, dispepsia, hiperglicemia, hipoglicemia, hipercalemia, pancreatite, estomatite, diarreia com sangue, que em casos muito raros pode ser indicativa de enterocolite, incluindo colite pseudomembranosa.
Qual a diferença entre levofloxacina e azitromicina?
A Levofloxacina pode ser usada no tratamento da gonorreia enquanto a azitromicina é utilizada no tratamento da clamídia. Discuta a dose dos dois antibióticos com o seu médico. A gonorreia e a clamídia andam juntas com certa frequência. O ideal é o tratamento das duas infecções.
Comentários